EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS E POSSIBILIDADES: UM CURSO DE CIÊNCIAS QUE FORMOU PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE COXIM/MS

  • Valeria de Carvalho Torquato UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Thiago Pedro Pinto UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave: , História da Educação Matemática, Formação de Professores, História Oral

Resumo

Apresentamos neste texto um projeto de dissertação de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – PPGEDUMAT – UFMS. Essa pesquisa tem por objetivo produzir uma ou várias histórias a respeito da formação de professores de Matemática em um curso de Ciências com Habilitação em Biologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na década de 1990, visando com isso, produzir reflexões sobre como esse curso de preparava esses professores, bem como suas impressões, afetações e atravessamentos através das vozes que suas memórias que egressos, ex-professores, possivelmente irão mobilizar. Muitos egressos do curso optaram por ministrar a disciplina de Matemática, o que reforça a importância desta pesquisa que está ancorado ao Projeto Guarda-chuva do Grupo HEMEP – História da Educação Matemática em Pesquisa – o mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática em Mato Grosso do Sul. Fazendo parte de um projeto maior do grupo GHOEM – Grupo de História Oral e Educação Matemática – que intenciona mapear a formação e atuação de professores de Matemática no Brasil. Pretendemos com esse trabalho compor uma ou várias histórias singulares, ao entrelaçar a esta a nossa própria história como egressa do curso, por meio de um exercício de pesquisa que está se constituindo.

Biografia do Autor

Valeria de Carvalho Torquato, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

ALMEIDA, A. M. de. Inventar e se Reinventar em Meio a Narrativas Histórias: Uma Trajetória de Pesquisa sobre o Curso Modular de Matemática em Campo Grande – MS. Disponível em: http://www.hemep.org/ Acesso em 04 de jul.2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf

_______. Resolução MEC/CNE nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 04 jul.2018.

_______. Base Nacional Comum Curricular. 2ª versão revista. Brasília: MEC, abr.2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: jul.2018.

________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: jul. 2018.

________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

________. IBGE. Censo Demográfico de Coxim, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/coxim/panorama. Acesso em: 14 set. 2018.

BRITO, M. R. F. Psicologia da educação matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2001.

BRITO, A. de J.; SOUZA, L. A. de. Cursos Emergenciais de Licenciatura para Professores que Ensinam Matemática. Revista de História da Educação Matemática (HISTEMAT), ano 2, n. 3, p. 149-167, 2016. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/108 . acessado em: 14 de jun. 19.

MATO GROSSO DO SUL. Assembleia Constituinte. Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 1979.

GARNICA, A. V. M.. Registrar oralidades, analisar narrativas: sobre pressupostos da História Oral em Educação Matemática. Ciências Humanas e Sociais em Revista (Impresso), v. 32, p. 20-35, 2010.

GARNICA, A. V. M. História Oral e Educação Matemática: de um inventário a uma regulação. Zetetiké, CEMPEM-Unicamp, Campinas, v.11, n.19, p. 09-55, 2003. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Vicente5.pdf. Acessado em: 05 de jun.19

GARNICA, A. V. M. Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 1, p. 35-48, 2001.

GUEDES, T. R. Entre a Necessidade e o Jogo Político: Uma História sobre a Criação e Extinção do Curso de Ciências da Uems em Cassilândia. Disponível em: https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/5516. Acesso em: 15 de set. 2018.

JACOBINI, O. R.; WODEWOTZKI, Ma. L. Uma reflexão sobre a modelagem matemática no contexto da Educação Matemática Crítica. Boletim de Educação Matemática, v. 19, n. 25, p. 1-16, 2006.

SILVA, Heloisa da; SOUZA, Luzia Aparecida de. A história oral na pesquisa em Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática, v. 20, n. 28, 2007.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências com Habilitação em Biologia 1994. (Impresso)

Publicado
2019-09-15