CONTRIBUIÇÕES DA TABUADA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

  • Adriana de Jesus Gabilão UFMS/ UNIDERP
  • Crys Michele Vieira de Oliveira Dutra UNIDERP
  • Renata Forti Braga UNIDERP
Palavras-chave: Tabuada, pesamento algébrico, metodologia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal analisar a concepção da tabuada apresentada nos cadernos quatro e oito, Operações e Resolução de Problemas e Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber, do programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Neste sentido destacamosformas diferenciadas para auxiliar no ensino da tabuada, evidenciando a utilização de materiais concretos para formação de conceitos, bem como o uso de jogos para aperfeiçoar a compreensão deste conteúdo.

O ensino da tabuada sempre fez parte do currículo de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Estudos recentes mostram que ela pode ser compreendida sem a “decoreba”, de forma bem mais natural, prazerosa e permanente. (BRASIL, 2014, p. 55).

Uma sugestão, proposta por Pires (2013, p.148) para a construção de Fatos Básicos da Multiplicação, é por meio da elaboração coletiva e gradativa da “Tábua de Pitágoras. Este diálogo visa a problematizar situações para que os alunos percebam regularidades tais como:

• 1 x 3 tem o mesmo resultado de 3 x 1, embora representem situações distintas, (propriedade comutativa);

• quando um dos fatores é “1”, o resultado da multiplicação é igual ao outro fator. (elemento neutro);

• o preenchimento da segunda linha e coluna se constitui no dobro dos resultados da primeira linha e coluna. O mesmo acontece com a quarta linha e coluna em relação à segunda e com a oitava linha e coluna em relação à quarta. Outras regularidades são observáveis, tais como as relações entre as tabuadas do 3, 6 e 9 e ao fato de que os resultados da tabuada do 5 terminam em 5 ou 0.

No processo de construção, os alunos têm que entender construtivamente porque o resultado de 3 x 4 é 12 e não simplesmente aceitarem um resultado prescrito pelo professor ou impresso no livro ou em um lápis. (BRASIL, 2014, p. 58)

Várias são as alternativas metodológicas para se trabalhar o estudo dos fatos fundamentais da multiplicação. Os princípios que consideramos fundamentais para uma aprendizagem das tabuadas destacamos:

a) contexto - explorar contextos e situações-problema familiares, quando possível com imagens;

b) construção – oportunizar o aluno na construção coletiva sua própria tabela, junto com o professor;

c) representação – associar as imagens aos fatos da multiplicação por disposição retangular;

d) consulta – a tendência é que os alunos deixem de consultar as tabuadas quando já as tiverem memorizado naturalmente;

e) análise – propor perguntas aos alunos que os levem a conhecer melhor as regularidades, relações e propriedades;

f) calculadora – contribui para percepção de regularidades que levam à familiarização e a fixação de fatos da multiplicação. (BRASIL, 2014, p.58). 

Nossa experiência em sala de aula e as investigações iniciais nos permitiram algumas conclusões e perspectivas. Observamos que as principais discussões em torno da matemática, apontadas nos cadernos quatro e oito do PNAIC, apontam a necessidade do conhecimento de tabuada pelos alunos, principalmente para resolução de problemas do seu cotidiano.

De modo geral, considera-se que o ensino da tabuada é satisfatório se o aluno é capaz memorizá-la e utilizá-la nas operações. No entanto, há desafios sobre abordagens que possibilitem construi-la por meio do uso em situações que partam do seu universo e de seus saberes e que os amplie, por meio do cálculo mental, uso de propriedades, diversidade de desafios, não se limitando a apenas decorar e reproduzir. É nessa perspectiva que queremos dar continuidade à pesquisa.

 

Referências

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de problemas. – Brasília: MEC, SEB, 2014a.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber. – Brasília: MEC, SEB, 2014b.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1997.

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KAPUT, J. J. BLANTON. M. J. & MORENO, L. Álgebra de um ponto de vista de simbolização, In J.J. Kaput, D.W.M. & Carl. Blanton (EDS.), álgebra nas séries iniciais (pp. 19-55). Nova Iorque: Lawrence Erlbaum Associados. 2008

PIRES, C. M. Números naturais e operações. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

VAN DE WALLE, J.A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação na sala de aula. 6. Ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.

Publicado
2019-09-15