A Representação do Campesino em Livros Didáticos de Matemática Aprovados no PNLD 2017

  • Danusa Nunes de Menezes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS
Palavras-chave: Currículo, Educação do Campo, Analise de discurso

Resumo

Abordando uma proposta de investigação a ser desenvolvida no curso de mestrado em Educação Matemática, esse trabalho aqui resumido tem como objetivo analisar e descrever como a identidade camponesa é retratada em livros didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático- PNLD 2017. Para atingir esse objetivo, serão usados as contribuições de "Analise de Discurso" proposta por Foucault, usada como referencial teórico-metodológico, que aparece para se discutir os enunciados que compõem o retrato do homem do campo nesse material, e tambem, algums referências sobre o conceito de "Currículo", esse que vem para determinar o que deve ser ensinado ao aluno. Serão analisados os livros de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD 2017, visando observar como os mesmos retratama figura do campesino em suas publicações. Para isso, será utilizada uma abordagem de pesquisa qualitativa, os referênciais teoricos e metodologicos que citem os temas de representação e identidade, articulados com análise do discurso.Abordando uma proposta de investigação a ser desenvolvida no curso de mestrado em Educação Matemática, esse trabalho aqui resumido 

Referências

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Stuart Hall; tradução de Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015. 12ª edição.

VEIGA-NETO, A. Cultura e currículo. Revista Contrapontos, v. 2, n. 1, p. 43-51, 2008.

________. Michel Foucault e os Estudos Culturais. In: COSTA, M. V. (org.). Estudos Culturais em Educação. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2000a. p.37-69.

Publicado
2019-09-15