GRUPO DE TRABALHO COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

  • Edivagner Souza dos Santos Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande
  • Roberta Marisa Abrili Marconi CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
Palavras-chave: Grupo de Trabalho. Formação de Professores. Matemática do Professor de Matemática. Análise da Produção Escrita. Modelo dos Campos Semânticos.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do Grupo de Trabalho como espaço formação para professores que ensinam ou ensinarão matemática, tendo como mote de discussão Análise da Produção Escrita, Matemática do Professor de Matemática e o Modelo dos Campos Semânticos. O movimento analítico se estruturou com base na leitura plausível, a produção de significado e a constituição de objetos, proposto pelo Modelo dos Campos semânticos de Lins (1999; 2012). Apresentamos ao longo do texto elementos que visam identificar o processo de constituição do Grupo de Trabalho e suas potencialidades como espaço formação. Esta pesquisa identificou que o Grupo de Trabalho apresenta potencialidade de promover uma formação inicial mais próxima da realidade vivida por um professor dos anos iniciais, assim como ampliou o repertório para lidar com as demandas e entraves da prática profissional de professores atuantes.

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Publicado
2019-09-15