CULTURA DIGITAL E WEB CURRÍCULO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

  • Léia Alves de OLiveria Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nilceia Hellen Lacerda Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Reinaldo Camargo da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Cultura Digital, Web Currículo, Concepções de professores

Resumo

Este artigo é resultado de uma proposta da disciplina de Tecnologias, Currículo e Sociedade, ministrada no PPGEduMat/UFMS. Como aporte teórico utilizamos Web Currículo, Cultura Digital e Teoria da Complexidade. A questão que potencializa a construção deste estudo é: Que conhecimento o professor possui em cada momento de sua vida profissional? O objetivo principal é investigar como os professores de um curso de graduação em Engenharia de uma Faculdade privada na cidade de Campo Grande/MS utilizam ou não, tecnologias em suas disciplinas de Matemática, Física e Cálculo. Foram feitas três entrevistas semiestruturadas com professoras da instituição. Para tanto, utilizamos a História Oral como aporte metodológico. A análise se encontra dividida em categorias, baseadas nas questões norteadoras da entrevista, a primeira versa sobre planejamento e sala de aula, como elas articulam teoria e prática, já a segunda categoria analisa as concepções delas em relação a tecnologia, na sala de aula e fora dela. Os resultados apontam para a necessidade de professores preparados para que possam realizar a integração das tecnologias com o currículo.

Biografia do Autor

Léia Alves de OLiveria, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
PPEDUMAT - Historia,Filosofia e Educação Matemática
Nilceia Hellen Lacerda Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
PPEDUMAT - Historia,Filosofia e Educação Matemática
Reinaldo Camargo da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
PPEDUMAT - Historia,Filosofia e Educação Matemática

Referências

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Publicado
2019-09-15