Um exercício de pesquisa sobre o mapeamento da formação de professores de matemática sob a ótica do pensamento de fronteira

  • Ana Maria Ana Maria de Almeida Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Palavras-chave: HEMEP, GHOEM, Formação de professores de matemática, pensamento de fronteira, História Oral.

Resumo

Este texto trata de um exercício sobre alguns movimentos de pesquisa na direção da História da formação de professores de matemática no contexto do grupo História da Educação Matemática em Pesquisa – HEMEP. Dessa forma, explicitamos alguns movimentos iniciais de investigação de doutorado iniciada no ano de 2018. Nosso objetivo consiste em usufruir da escrita como recurso de formação e produção de significados nos contextos de estudo, bem como contribuir para a nossa constituição de pesquisadoras e do nosso objeto de pesquisa que também para a produção de novas relações para nosso estudo. Dessa forma, demarcamos os primeiros arranjos de uma doutoranda ao iniciar um curso para a obtenção do título de doutora, com uma proposta de pesquisa ancorada na História da Formação de Professores de Matemática no Brasil.

Biografia do Autor

Ana Maria Ana Maria de Almeida, Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Possui graduação em Matemática (Habilitação), no ano de 2004 - Universidade Católica Dom Bosco, os cursos AVA no contexto da aprendizagem e avaliação no ano 2012 - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS, Tutoria Online - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS em 2013, Pós Graduação em Educação Matemática no ano de 2007– Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP, Mestrado em Educação Matemática. Atua no acompanhamento pedagógico das escolas da Rede Municipal de Ensino – (REME) como professora formadora do Núcleo de Tecnologias Educacional, é conteudista de cursos referentes às tecnologias educacionais e administradora do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da Secretaria Municipal de Educação – (SEMED), Campo Grande – MS.

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Publicado
2019-09-15