A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPOSTA NO GUIA “VAMOS APRENDER MATEMÁTICA”
Resumo
Esta comunicação tem por objetivo discutir os saberes para ensinar resolução de problemas no livro “Vamos aprender matemática”, um livro adaptado para os brasileiros durante a década de 1970 no Brasil. Neste período o país vivia o Movimento da Matemática Moderna onde ensino e o currículo estavam sofrendo alterações. Desse modo nos propomos a responder a seguinte pergunta: como é compreendido a resolução de problemas no livro adaptado por Osório, Pôrto e Evangelista? Tendo como aporte teórico metodológico da História Cultural os conceitos de representação e saberes para ensinar observamos que o guia do professor fornecia metodologias para sala de aula.
Referências
ARRUDA, J. P. de. Histórias e Práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da Matemática ModernaH. 2011. 312 f. Tese (Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
BARROS, José D’Assunção. A Nova História Cultural – considerações sobre o seu universo conceitual e seus diálogos com outros campos históricos. In: Cadernos de História, v.12, nº 16, 2011, p.38-63.
BORGES, R. A. S. Circulação e apropriação do ideário do Movimento da Matemática Moderna nas séries iniciais: as revistas pedagógicas no Brasil e em Portugal. Tese (Doutorado). Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2011.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971.
BRITO, Marcia Regina Ferreira. Alguns aspectos teóricos e conceituais da solução de problemas Matemáticos.. In: BRITO, Marcia Regina Ferreira (Org). Solução de Problemas e a matemática escolar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006. p. 13-53.
BUTTS, T. Formulando problemas adequadamente. In: KRULIK, S.; REYS, R. E. A resolução de problemas na matemática escolar. Tradução de: DOMINGUES, H. H.; CORBO, O. São Paulo: Atual, 1997. p. 32 - 48.
COLAÇO, Walber Santiago. Movimento da Matemática Moderna aos tempos atuais: uma análise de livros didáticos sobre explicitação e exploração das propriedades de operações. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
FRANÇA, Denise Medina de Almeida. Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979). 2012. 294p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
LUZ, Vania de Andrade. Um estudo sobre o ensino de transformações geométricas: da reforma da matemática moderna aos dias atuais. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
OSÓRIO, Norma Cunha; PÔRTO, Rizza de Araújo; EVANGELISTA, Nair Tulha. (adapt.). Vamos aprender matemática: guia do professor. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1974.
POLYA, George. A arte de resolver problemas: m novo aspecto do método matemático. Traduzido e adaptado por Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Editora Interciência. 1995.
SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos. O currículo das escolas brasileiras na década de 1970: novas perspectivas historiográficas. Ensaio: avaliação e política pública em Educação, Rio de Janeiro, v.22, n. 82, p. 149-170, jan./mar. 2014.
VALDEMARIN, Vera. O manual didático Práticas escolares: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições para a prática pedagógica. Revista brasileira de história da educação n° 17 maio/ago. 2008.
VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: história da matemática a ensinar e da matemática para ensinar em construção. In: DASSIE, Bruno Alves; COSTA, David Antonio da. (Org.). História da educação matemática e formação de professores. São Paulo: Editora Livraria Física, 2018. p. 49-83.
WALDRIGUES, R. de C. G.. A resolução de problemas de Matemática nas séries iniciais do Ensino de Primeiro Grau na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná na década de 1970: um estudo Histórico Cultural. 2010. 112f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010.