UM ESTUDO SOBRE O ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Victor Johnny Barrios Brites Escola Estadual Joaquim Murtinho
  • Renata Viviane Raffa Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino Exploratório de Matemática, Juros Compostos

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em compreender de que modo o Ensino Exploratório de Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode contribuir com o reconhecimento de aspectos importantes do conceito de juros compostos. Alicerçada em uma abordagem qualitativa, a investigação desenvolvida retrata o recorte de uma aula cedida pelo docente responsável, planejada e orientada segundo a perspectiva do Ensino Exploratório, em que o pesquisador assume também o papel de professor para alunos que cursavam a quarta fase da EJA. Os dados aqui apresentados pautaram-se nas transcrições das gravações em áudio das interações entre professor-pesquisador e alunos ocorridas na fase de desenvolvimento da tarefa. Os resultados evidenciam estratégias matemáticas criadas pelos próprios alunos que levam em conta aspectos específicos necessários ao cálculo de juros compostos. Esses resultados enfatizam dois elementos-chave: o papel do professor na seleção e adaptação de uma tarefa coerente ao Ensino Exploratório no contexto da EJA e a forma do professor apoiar o raciocínio matemático sem reduzir a autonomia dos alunos.

Publicado
2019-09-15