FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: POSSIBILIDADES DE MUDANÇA DA CRENÇA, AUTO EFICÁCIA E DA ATITUDE POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DO TCC EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • Fernando Schlindwein Santino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Palavras-chave: Atitude, Anos Iniciais, TCC.

Resumo

A proposta do plano de estudos em questão vincula-se ao projeto de investigação institucional Implicações da prática investigativa na mudança de atitude e crença de auto eficácia em relação à matemática no curso de pedagogia. Especificamente, este plano de ação tem como  objetivo compreender em que medida a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), desenvolvida na licenciatura em Pedagogia, contribuiu para a constituição da identidade e prática pedagógica de professoras que ensinam Matemática em seus primeiros anos de carreira. Desta forma, o instrumento para produção dos dados foram entrevistas semiestruturadas com duas professoras egressas do curso de pedagogia,  uma delas com mestrado em ensino e processos formativos. As duas professoras colaboradoras tiveram como objeto de estudo, no seus TCC, a Educação Matemática. Para a realização deste estudo, elegeu-se uma metodologia de estudo qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1994), de caráter descritivo-analítico, buscando manter um contato direto com as narrativas orais, na perspectiva de dar a voz para as professoras. A escolha  das docentes deu-se por meio da análise do currículo lattes, onde os requisitos foram, estar no inicio da carreira, ter realizado o TCC na área da Educação Matemática e estar atuando em sala de aula no ano de 2018. As entrevistas foram realizadas no mês de Dezembro de 2018 por meio de áudio descrição e registro fotográfico, com duas professoras iniciantes (pseudônimos Helena “mestre” e Bianca). A professora Bianca explicitou que "[...] eu percebi no decorrer das aulas quando a gente dava atividade de Matemática para as crianças, elas gostavam, eu passava uma semana sem levar os números, e as crianças cobravam. Por que? Porque a gente trabalhou de uma forma lúdica, uma forma gostosa, brincando com eles, não foi assim "a..você tem que aprender, porque senão você não vai ser ninguém na vida". A professora Helena explicitou que "[...]se eu não tivesse feito o TCC nessa área, e não tivesse estudado isso, eu iria pular conteúdos;[...]a primeira dificuldade que eu teria, seria a mesma dos professores da minha pesquisa de TCC, principalmente em geometria, e no uso do material concreto;[...]busquei para a minha pesquisa [...]sanar as necessidades formativas das professoras que estão em sala de aula, e contribuiu com a minha formação também;[...] você tem que buscar formas do aluno se envolver com atividade matemática, e não buscar a forma que ele se traumatize com a matemática". Os resultados preliminares deste estudo trazem evidências de que: A) o desenvolvimento do TCC em Educação Matemática contribui para a constituição da identidade do (a)  professor(a)  iniciante; B) a pesquisa na área, incentiva para a formação continuada; C) o estudo de  relatos de experiência, sobre  dificuldades, realizados durante o TCC ajudaram as professoras  a superar o choque de realidade no inicio da docência e; D) o desenvolvimento do TCC junto com o contato com a literatura da Psicologia da Educação Matemática colabora para a mudança de atitudes e a ampliação do repertório didático-pedagógico do (a)  professor(a) no seu início de carreira, possibilitando que ele (a) aborde a Matemática de forma lúdica.

Biografia do Autor

Fernando Schlindwein Santino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmico do 7º semestre de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV). Atualmente é Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) e, também atua como estagiário na Escola Municipal Marechal Rondon (Naviraí - MS). É integrante do TAARÕMBY - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade da UFMS /CPNV. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) no período de fevereiro de 2017 a julho de 2018. Foi membro do projeto de Extensão: Infância, Interculturalidade e Etnomatematica na Educação Infantil. (UFMS/CPNV) no período de julho de 2018 a dezembro de 2018. Foi integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática - GEPIDEM/UFMS/CNPq - coordenado pelo Prof. Dr. Klinger Ciríaco. Atua na área de Educação e Educação Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Educação Matemática nos Anos Iniciais, Formação de Professores, Prática Pedagógica e Etnomatemática.
Ana Carolina Faustino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora Adjunta, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Navirái (UFMS/ CPNV). Lider do TA'ARÕMBY - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade da UFMS /CPNV. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2005), Especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola pela Universidade de São Paulo (2011) e Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Trabalhou seis anos como professora efetiva da Rede Estadual de Educação de São Paulo, dois anos como professora da Rede Municipal de Educação de São Carlos e atuou como formadora do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), coordenado pela UFSCar/São Carlos. Como parte do doutorado, realizou estágio de doutorado no exterior na Rutgers University - Faculty of Arts and Sciences - Departament of Urban Education, Newark , Estados Unidos. É Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na UNESP de Rio Claro.
Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Professor Adjunto, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) concursado na área de "Educação Matemática nos anos iniciais". Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS Campo Grande, atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Licenciado em Pedagogia pela UFMS, Mestre e Doutor em Educação pela UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, de Presidente Prudente-SP, com Doutorado Sanduíche em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - ULisboa, Portugal. Concluiu Pós-Doutorado em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da UNESP, Bauru, em 2017. Foi Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus Naviraí, por 6 anos na licenciatura em Pedagogia (fevereiro/2013 a fevereiro/2019) onde desempenhou funções na Coordenação de Curso por dois mandatos (2013/2015 e 2017/2019), Coordenação de Área PIBID-CAPES em dois editais (fevereiro 2014/fevereiro 2018 e agosto 2018/fevereiro 2019) e na Substituição no Cargo da Direção de Câmpus (2014/2015 e 2017/2018). Tem experiência com a Docência na Educação Básica como professor de Educação Infantil (Berçário e Maternal), Ensino Fundamental (3º ano) e Educação Especial (AEE) na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas-MS. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Interculturalidade, Psicologia da Educação Matemática, Formação de Professores, Início da Docência, Desenvolvimento Profissional e Grupos Colaborativos.

Referências

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Publicado
2019-09-15