FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: POSSIBILIDADES DE MUDANÇA DA CRENÇA, AUTO EFICÁCIA E DA ATITUDE POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DO TCC EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Resumo
A proposta do plano de estudos em questão vincula-se ao projeto de investigação institucional Implicações da prática investigativa na mudança de atitude e crença de auto eficácia em relação à matemática no curso de pedagogia. Especificamente, este plano de ação tem como objetivo compreender em que medida a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), desenvolvida na licenciatura em Pedagogia, contribuiu para a constituição da identidade e prática pedagógica de professoras que ensinam Matemática em seus primeiros anos de carreira. Desta forma, o instrumento para produção dos dados foram entrevistas semiestruturadas com duas professoras egressas do curso de pedagogia, uma delas com mestrado em ensino e processos formativos. As duas professoras colaboradoras tiveram como objeto de estudo, no seus TCC, a Educação Matemática. Para a realização deste estudo, elegeu-se uma metodologia de estudo qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1994), de caráter descritivo-analítico, buscando manter um contato direto com as narrativas orais, na perspectiva de dar a voz para as professoras. A escolha das docentes deu-se por meio da análise do currículo lattes, onde os requisitos foram, estar no inicio da carreira, ter realizado o TCC na área da Educação Matemática e estar atuando em sala de aula no ano de 2018. As entrevistas foram realizadas no mês de Dezembro de 2018 por meio de áudio descrição e registro fotográfico, com duas professoras iniciantes (pseudônimos Helena “mestre” e Bianca). A professora Bianca explicitou que "[...] eu percebi no decorrer das aulas quando a gente dava atividade de Matemática para as crianças, elas gostavam, eu passava uma semana sem levar os números, e as crianças cobravam. Por que? Porque a gente trabalhou de uma forma lúdica, uma forma gostosa, brincando com eles, não foi assim "a..você tem que aprender, porque senão você não vai ser ninguém na vida". A professora Helena explicitou que "[...]se eu não tivesse feito o TCC nessa área, e não tivesse estudado isso, eu iria pular conteúdos;[...]a primeira dificuldade que eu teria, seria a mesma dos professores da minha pesquisa de TCC, principalmente em geometria, e no uso do material concreto;[...]busquei para a minha pesquisa [...]sanar as necessidades formativas das professoras que estão em sala de aula, e contribuiu com a minha formação também;[...] você tem que buscar formas do aluno se envolver com atividade matemática, e não buscar a forma que ele se traumatize com a matemática". Os resultados preliminares deste estudo trazem evidências de que: A) o desenvolvimento do TCC em Educação Matemática contribui para a constituição da identidade do (a) professor(a) iniciante; B) a pesquisa na área, incentiva para a formação continuada; C) o estudo de relatos de experiência, sobre dificuldades, realizados durante o TCC ajudaram as professoras a superar o choque de realidade no inicio da docência e; D) o desenvolvimento do TCC junto com o contato com a literatura da Psicologia da Educação Matemática colabora para a mudança de atitudes e a ampliação do repertório didático-pedagógico do (a) professor(a) no seu início de carreira, possibilitando que ele (a) aborde a Matemática de forma lúdica.
Referências
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