O BRINCAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Suely Gomes Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL-CAMPUS DE NAVIRAÍ
  • Edilaine Camilo UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- CAMPUS NAVIRAÍ
  • Ana Carolina Faustino UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- CAMPUS NAVIRAÍ
Palavras-chave: educação infantil, educação matemática, geometria

Resumo

Segundo Kishimoto (2010 ), o brincar é a atividade principal de crianças  de 0 a 5 anos  e 11 meses. Porém a criança não nasce sabendo brincar, é necessário que ela aprenda, o que pode ser proporcionado na Educação Infantil. Nessa fase de aprendizado  professor pode a  partir de jogos e brincadeiras trabalhar a geometria proporcionando aprendizado prazeroso para as crianças. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma intervenção realizada por duas acadêmicas do curso de Pedagogia  durante  a disciplina de estágio obrigatório na Educação Infantil II. Durante a intervenção as acadêmicas desenvolveram o projeto “Brincando e aprendendo geometria” que buscava criar possibilidades para que as crianças identificassem e descrevessem as principais características das formas geométricas, (quadrado, retângulo, círculo e triângulo). Desenvolver o raciocínio lógico, a psicomotricidade, a coordenação motora e a criatividade. Realizar um desenho a partir de elementos dados. Identificar as formas geométricas planas ao realizar o preenchimento das formas com massinha de modelar. Ampliar e desenvolver as habilidades físicas e motoras. Possibilitar a integração com pessoas e ambientes por meio de brincadeiras, seguindo regras e respeitando a vez do outro. As atividades apresentadas neste trabalho foram realizadas com uma turma de jardim II na rede municipal de ensino de Naviraí-MS durante a regência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A proposta do projeto foi trabalhar geometria a partir de jogos, brincadeiras, histórias relacionadas à geometria, possibilitando as crianças associar o conteúdo proposto com as rotinas diárias da instituição. De acordo com Lorenzatto (2015), o desenvolvimento do senso matemático pode ser feito por meio de situações que possibilitam exploração do campo matemático através de atividades diversificadas. O alicerce para esse desenvolvimento não deve ser voltado para escolarização das crianças na Educação Infantil, podendo ser realizado de maneira lúdica. Desse modo as acadêmicas  XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX E XXXXXXXXXXXXXXXX elaboraram atividades que foram vivenciadas pelas crianças como algo empolgante e divertido e que de acordo com a observação e avaliação das acadêmicas proporcionou grande aprendizado para elas. Analisando o desenvolvimento do projeto de regência as acadêmicas perceberam que o ensino de geometria na Educação Infantil pode ir além de desenhos prontos ou pontilhados das formas, mas percorrer caminhos que vão desde colagem, recorte, pintura, massinhas, leituras e brincadeiras ao ar livre. Assim a regência contribuiu para que elas trabalhassem a matemática de maneira interdisciplinar por meio da leitura, aproveitando as histórias que já fazem parte da rotina da Educação Infantil como ponto de partida para o planejamento do ensino de geometria ou outros conteúdos matemáticos.

Referências

LORENZATO, Sérgio. Educação infantil e percepção matemática. autores associados, 2015.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil do Brasil. Cadernos de educação de infância, n. 90 p. 4-7, 2010.

Publicado
2019-09-15