CONTANDO COM O CORPO: O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Segundo Brasil (2014), o corpo se constitui como uma fonte de conhecimento matemático nos anos inciais da escolarização. Pautada nesta concepação este trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de ensino e aprendizagem das características do sistema de numeração decimal nos anos iniciais do Ensino Fundamental focando no desenvolvimento de atividades como o ábaco humano, em que as crianças utilizam seu próprio corpo para contar, e como a construção do gráfico de presença. As aulas foram ministradas em uma turma, composta por 30 estudante, do primeiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual no município de Naviraí-MS. A produção dos dados foi realizada por meio de fotos, gravação em vídeo e relatórios das atividades desenvolvidas com as crianças. Durante o desenvolvimento da atividade dois estudantes foram convidados, sendo que um representou a ordem da unidade e outro a dezena, iniciando assim, a chamada em voz alta do nome de cada um dos estudantes que estavam presentes. A cada estudante chamado, a estudante que estava na ordem da unidade levantava um dedo. Ao chegar ao décimo acabaram-se os dedinhos das mãos, sendo assim, eles foram trocados por um dedo do estudante que estava na dezena. O estudante da dezena passou a ter um dedo levantado que representa dez unidades, até chegar ao trigésimo estudante da chamada. No decorrer das atividades foram feitos os seguintes questionamentos : Quantos somos? Quantos vieram? Quantos faltaram? Quantos meninos? Quantas meninas? Como é representado o número de estudantes que estão presentes hoje? Já contamos dez estudantes, se já utilizamos todos os dedinhos da mãozinha dela, o que fazemos agora para continuar contando? Um dedo desta criança que está na dezena, vale quantos dedos da criança que está na unidade? Se mudar as posições dos algarismos o número será maior ou menor? Esse número é par ou ímpar? Qual é o sucessor? Qual é o antecessor? Além disso, a partir do registro da qualtidade de estudantes no gráfico é proporcionado ao estudante a aprendiagem significativa de conhecimentos relacionados ao tratamento da informação. Os resultados deste estudo, indicam que por meio do desenvolvimento do ábaco humano e do gráfico de presença na turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, foi possível trabalhar com os estudantes algumas das características do Sistema de Numeração Decimal. Tais atividades fazem sentido para a criança, e utilizam seu próprio corpo como instrumento de contagem para contar os estudantes presentes na sala de aula. Ao organizar a quantidade de estudantes presentes em cada um dos dias no gráfico de presença, foi possível desenvolver conceitos relacionados ao tratamento de informação de maneira significativa.
Referências
Referência:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.