Psicologia da Educação Matemática: a produção do conhecimento de grupos de pesquisas brasileiros em relação ao conceito de atitude

  • Beatriz Gouvea Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Palavras-chave: Psicologia da Educação Matemática, Produções de Grupos de Pesquisa, Atitudes

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento das produções do conhecimento acerca da Psicologia da Educação Matemática em teses e dissertações que correlacionem o conceito de "atitude“ na formação de professores.  Para este desenvolvimento, buscou-se contribuições nas produções de três grupos brasileiros referência no assunto: o Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Matemática – PSIEM da (UNICAMP), o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática – GPPEM – da (UNESP, Bauru) e no Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática – NUPPEM da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Para tanto, buscou-se levantar a tendência investigativa destes grupos a fim de identificar suas contribuições para o avanço do debate teórico sobre a prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental no período de 2008 a 2018.  O trabalho se insere no campo das pesquisas qualitativas de caráter descritivo-analítico em educação. Esse tipo de metodologia permite estar em contato direto com o contexto e situação investigada, bem como discutir os resultados a partir de inferências com base em um referencial teórico. Na tentativa de mapear a produção do conhecimento científico acerca do conceito de "atitude", foi realizado um levantamento do tipo estado da arte, junto às bases de dados de três grupos de pesquisas do Brasil: o PSIEM, o GPPEM e o NUPPEM. Segundo Ferreira (2002), este tipo de pesquisa pode ser entendida como sendo aquela que visa realizar uma revisão bibliográfica acerca de uma temática como, por exemplo, neste caso no campo das atitudes em relação à matemática. Foram analisados neste trabalho apenas as investigações que abordam o conceito de atitude em relação à matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na formação de professores, discussão central deste trabalho, logo, as produções utilizadas para o desenvolvimento do trabalho foram três contribuições do grupo GPPEM e uma do PSIEM. No NUPPEM não foi identificada nenhuma produção que aborde o conceito de atitude na formação de professores, isto se dá pelo fato deste grupo ter como foco de estudo o processo de ensino e aprendizagem de estudantes e principalmente crianças, analisando seu desempenho e habilidades frente ao conhecimento matemático. A partir da análise e estudo das produções feitas nestes grupos, podemos inferir que em grande parte dos casos as atitudes dos professores interferem diretamente na formação das atitudes dos estudantes em relação à matemática e em sua aprendizagem, por isto se faz importante pensar na formação inicial e continuada desse profissional e como são suas práticas, para que seja possível aperfeiçoá-las a todo instante, a fim de que o estudante se sinta confiante em relação à matemática, favorecendo, assim, sua aprendizagem. Os grupos possuem uma produção importante na área da Psicologia da Educação Matemática, porém são poucas as pesquisas que se dedicam a estudar a atitude na formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Os resultados obtidos com este trabalho apontaram a importância de novos estudos que abordem o tema.

Biografia do Autor

Beatriz Gouvea Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
Acadêmica do 5º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Naviraí; Integrante e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
Ana Carolina Faustino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, SP. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, campus Naviraí.
Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) concursado na área de Educação Matemática nos anos iniciais; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS Campo Grande, atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Currículo. Licenciado em Pedagogia pela UFMS, Mestre e Doutor em Educação pela UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, de Presidente Prudente-SP, com Doutorado Sanduíche em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - ULisboa, Portugal. Concluiu Pós-Doutorado em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da UNESP, Bauru, em 2017. Foi Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus Naviraí, por 6 anos na licenciatura em Pedagogia (fevereiro/2013 a fevereiro/2019) onde desempenhou funções na Coordenação de Curso por dois mandatos (2013/2015 e 2017/2019), Coordenação de Área PIBID-CAPES em dois editais (fevereiro 2014/fevereiro 2018 e agosto 2018/fevereiro 2019) e na Substituição no Cargo da Direção de Câmpus (2014/2015 e 2017/2018). Tem experiência com a Docência na Educação Básica como professor de Educação Infantil (Berçário e Maternal), Ensino Fundamental (3º ano) e Educação Especial (AEE) na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas-MS. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Interculturalidade, Psicologia da Educação Matemática, Formação de Professores, Início da Docência, Desenvolvimento Profissional e Grupos Colaborativos.

Referências

FERREIRA, N. S. A.; As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf, Acesso em: 29 jan. 2019.

Publicado
2019-09-15