TECNOLOGIAS ABERTAS: FERRAMENTAS PODEROSAS PARA ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
O objetivo é relatar uma experiência de prática docente para o ensino de matemática, aplicada no 3° ano do ensino médio. A proposta é incorporar em paralelo ao modelo tradicional de ensino, ambientes virtuais abertos, o Yotube e a sala de aula do Google (gooleclassroom). A utilização desses ambientes para aplicação de atividades diversificadas em conjunto com as aulas presenciais, mostraram-se uma ferramenta útil para auxiliar no ensino e aprendizagem de matemática, principalmente na otimização do tempo e na possibilidade de fazer um trabalho direcionado, com relação aos níveis de dificuldade em que os alunos se encontram. A proposta é baseada na gravação de vídeo das aulas presenciais, dos exercícios resolvidos em sala e das aulas teóricas relacionadas a grade curricular (Base Nacional Comum Curricular). Os vídeos são postados nos ambientes abertos e ficam disponíveis para visualização dos alunos e do professor, possibilitando que o professor faça uma reflexão pedagógica (da didática e das práticas adotadas). As gravações são feitas ao vivo, sem qualquer tipo de edição e postadas no canal do Youtube, os links disponibilizados na sala de aula do, juntamente com listas de exercícios de vestibulares. Os resultados alcançados foram positivos, principalmente no que diz respeito às orientações destinadas aos alunos com maior dificuldade (por falta de pré-requisitos), que podem rever as aulas postadas quantas vezes acharem necessário. Juntamente com esse fato, são postadas listas e vídeos com os assuntos mais cobrados nos vestibulares, evitando assim prejuízos para os alunos com maior facilidade na assimilação dos conceitos relacionados à matemática.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2018.
FREITAS, J. L. M.; MONGOLLI, M. C. J. G.; Resolução de problemas I – Licenciatura em Matemática – Conselho Editorial da UFMS: UFMS, 2008.
MAIOR, L.; TROBIA, J., Tendências Metodológicas de Ensino-Aprendizagem em Educação Matemática: Resolução de Problemas – Um Caminho, Programa de desenvolvimento educacional – PDE, 2004) .
MOURÁN, J. M., O vídeo na sala de aula, ECA USP - São Paulo , 1999.
ONUCHIC, L. R., Ensino-Aprendizagem de Matemática Através da Resolução de Problemas, Pesquisa em educação matemática (São Paulo: Editora UNESP, 1999. – (Seminários & Debates).
D’AMBRÓSIO, B. S., A Evolução da Resolução de Problemas no Currículo Matemático (Miami University Ohio, EUA).
ARAGÃO, M. F. A., A História da Modelagem Matemática (IX EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática).
INEP – MEC: Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/artigo/ >