UM ESTUDO PRAXEOLÓGICO DO CONTEÚDO DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS EM UM LIVRO DIDÁTICO
Resumo
Este trabalho é um estudo praxeológico do conteúdo de congruência de triângulos em um livro didático do 8º ano do ensino Fundamental. Durante a construção da questão problema e dos objetivos gerais deste estudo buscamos entender como o conteúdo de congruência vem sendo abordado no livro didático, e assim, pretendemos expor um estudo praxeológico da Organização Matemática (OM) e Organização Didática (OD) desse conteúdo, sendo o aporte teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático (TAD). Concluímos, sob a perspectiva da TAD que o conteúdo abordado e objeto de estudo apresenta características tecnicistas, pois explora muito as tarefas e as técnicas empregadas para a resolução das atividades e ignora o bloco tecnológico/teórico e tem na sua Organização Didática valorizado a exploração de diferentes tipos de tarefas e técnicas. Apesar de estarmos caminhando para um ensino cada vez mais preocupado em contextualizações, o professor ao trabalhar com esse livro terá que realizar algumas modificações na sua prática em sala de aula, de modo que ultrapasse o ensino de Matemática como um estudo de cálculos repetitivos, valorizando apenas regras e memorizações, foi observado (no conteúdo em estudo) que ainda se está muito engessado em orientações pedagógicas ultrapassadas.
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