UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO.
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo um estudo do conteúdo de números complexos no Ensino Médio sob a luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A análise do material didático presente na Educação é uma vertente de estudo que tem ganhado campo, principalmente na última década, isto pois a partir deste tipo de análise conseguimos identificar contextos e práticas educacionais presentes na época em que o livro didático está sendo usado; além do que o livro didático se configura como a principal ferramenta pelo qual o professor irá se basear para preparar sua aula. Iremos estudar a presença dos números complexos nos livros didáticos, pois entendemos que há uma flutuação deste conteúdo através do tempo nos materiais didáticos usados pelos professores, buscamos levantar dados que possam nos ser útil para entender os motivos disto acontecer, e se de fato acontece. Para tal estudo nos pautamos na TAD pois pretendemos expor um estudo praxeológico da Organização Matemática (OM) e Organização Didática (OD) presentes nos livros didáticos do PNLD 2018. Esperamos construir dados quantitativas sobre as tarefas, técnicas, tecnologias (e quiçá teorias) mais frequentes para serem mobilizadas pelos alunos, poderemos identificar por exemplo se há consonância entre as obras analisadas e os parâmetros para o tratamento dos conteúdos a serem colocados nos livros didáticos.
Referências
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