Edição Atual

v. 17 n. 1 (2023): Anais do XVII Seminário Sul-Matogrossense de Pesquisa em Educação Matemática
Em fundo cinza claro, de forma centralizada, décimo sétimo é escritoem algarismos romanos, cujas letras aparecem nas cores vermelho, azul marinho, amarelo e azul claro, respectivamente, e são intercaladas com sua escrita em Braille. Logo abaixo, em referência à palavra Sesemat escrita somente na língua de sinais, apresenta-se mãos alinhadas que concernem, nessa ordem, a uma pessoa branca, negra, parda com pulso tatuado, negra, idosa, e as duas últimas mãos em cor branca. Na linha seguinte, a palavra Sesemat é escrita na Língua Portuguesa e cada letra interlacada com sua escrita em Braille. Em sequência e na forma de desenhos estão representadas cinco pessoas de mãos dadas uma a uma. Nessa ordem, são elas: uma cadeirante, cujo cabelo é amarelo, veste um macacão verde e está em uma cadeira de rodas na cor cinza escuro. Uma pessoa cega de cor branca, cabelo marrom claro, veste camisa azul, calça cinza, usa sapatos marrom escuro, óculos escuros e uma bengala em sua mão esquerda. Uma pessoa negra, de cabelos preto encaracolados, veste uma blusa amarela, calça alaranjada, usa sapato preto à direita e uma muleta axilar esquerda, cuja perna esquerda aparece apenas sua parte inferior. Uma pessoa de cor parda, cabelo marrom claro, veste camisa azul claro que, em sua parte frontal, encontra-se um quebra cabeça em formato de coração, composto por quatro peças na cor amarelo, azul marinho, vermelho e azul claro. Usa calça e sapatos cinzas e um colar composto por retângulos intercalados na cor azul amarelo, azul marinho, vermelho e azul claro. Por fim, uma pessoa de cor branca, com cabelo comprido amarelado, blusa rosa escuro, calça verde claro e sapatos marrom claro. Na linha seguinte, centralizada, lê-se: Educação Matemática e Educação Especial na perspectiva Inclusiva: olhares, perspectivas e diálogos entre teoria e prática.  Logo abaixo,  essa frase é escrita em Braille.

17ª edição do Seminário Sul-matogrossense de Educação Matemática realizado presencialmente nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2022, com o tema “Educação Matemática e Educação Especial na perspectiva Inclusiva: olhares, perspectivas e diálogos entre teoria e prática” e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado: 2023-11-06

Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023

Resumo Expandido – Pôster - XVII SESEMAT - 2023

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O Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) chega à sua 18ª edição, que será realizada presencialmente. O XVIII SESEMAT, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorrerá de 2 a 5 de outubro de 2024, com o tema “ Pesquisa, Sala de Aula e Desafios Contemporâneos: Estreitando Laços”.
Pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática, em todos os níveis educacionais, destacam a importância de formar cidadãos críticos, capazes de interpretar resultados que vão além da sala de aula. Nesse contexto, é fundamental mobilizar reflexões sobre as dimensões teóricas e práticas, considerando as perspectivas de indivíduos em diferentes níveis educacionais e com variadas experiências, para garantir a qualidade da formação das próximas gerações na Educação Matemática.
Assim, aproximar programas de pós-graduação, cursos de graduação e escolas da rede básica de ensino é essencial para criar uma rede integradora de conhecimentos compartilhados, de modo que as pesquisas no âmbito da Educação Matemática cheguem até o ensino básico.
Neste contexto, com objetivo de compartilhar ideias, criar vínculos e fortalecer os laços entre pesquisadores e a comunidade em geral, o XVIII SESEMAT em 2024 terá como tema principal as discussões e os desafios que permeiam as práticas de sala de aula. O evento promoverá palestras, mesas temáticas, oficinas, comunicações orais, apresentações de pôsteres, além de momentos de diálogo e formação de vínculos entre pesquisadores e professores de diferentes níveis educacionais.

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