Edição Atual
17ª edição do Seminário Sul-matogrossense de Educação Matemática realizado presencialmente nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2022, com o tema “Educação Matemática e Educação Especial na perspectiva Inclusiva: olhares, perspectivas e diálogos entre teoria e prática” e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023
Resumo Expandido – Pôster - XVII SESEMAT - 2023
O Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) chega à sua 18ª edição, que será realizada presencialmente. O XVIII SESEMAT, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorrerá de 2 a 5 de outubro de 2024, com o tema “ Pesquisa, Sala de Aula e Desafios Contemporâneos: Estreitando Laços”.
Pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática, em todos os níveis educacionais, destacam a importância de formar cidadãos críticos, capazes de interpretar resultados que vão além da sala de aula. Nesse contexto, é fundamental mobilizar reflexões sobre as dimensões teóricas e práticas, considerando as perspectivas de indivíduos em diferentes níveis educacionais e com variadas experiências, para garantir a qualidade da formação das próximas gerações na Educação Matemática.
Assim, aproximar programas de pós-graduação, cursos de graduação e escolas da rede básica de ensino é essencial para criar uma rede integradora de conhecimentos compartilhados, de modo que as pesquisas no âmbito da Educação Matemática cheguem até o ensino básico.
Neste contexto, com objetivo de compartilhar ideias, criar vínculos e fortalecer os laços entre pesquisadores e a comunidade em geral, o XVIII SESEMAT em 2024 terá como tema principal as discussões e os desafios que permeiam as práticas de sala de aula. O evento promoverá palestras, mesas temáticas, oficinas, comunicações orais, apresentações de pôsteres, além de momentos de diálogo e formação de vínculos entre pesquisadores e professores de diferentes níveis educacionais.
Participe!
A comissão organizadora.