PLANEJAMENTO FINANCEIRO E A PRÁTICA DO POUPAR: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma sequência didática que foi realizada com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, de uma escola localizada na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul. Neste artigo será apresentada uma das aulas que foram executadas, na qual os estudantes aprenderam a respeito da importância do poupar e do planejamento financeiro para suas vidas. Podemos supor que é um conhecimento que pode lhes propiciar alguns benefícios como: a realização de sonhos e desejos pessoais e familiares, a resolver problemas de inadimplência e futuras emergências que podem acontecer em suas vidas. As aulas foram gravadas para que as falas dos estudantes pudessem ser analisadas posteriormente. Por meio das análises das falas dos estudantes ficou constado que o objetivo principal desta aula foi alcançado, pois por meio das discussões que foram cumpridas em sala de aula todos conseguiram apresentar conhecimentos básicos a respeito da temática da Educação Financeira e tiveram a oportunidade de aprender novos conceitos.

Biografia do Autor

  • MURILLO AURÉLIO DE MOURA ARAÚJO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2020) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Anhanguera Uniderp (2023). Atualmente é bolsista pela FUNDECT (2021-2023). 

  • Antonio Sales, Universidade Anhanguera Uniderp

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Docente do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera Uniderp.

Downloads

Publicado

2023-10-29

Edição

Seção

Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023