Apresentação – Dossiê: Formação de professores no contexto neoliberal

inclusão escolar, educação inclusiva e diversidade

  • Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil https://orcid.org/0000-0001-5725-478X
  • Carlos Eduardo Candido Pereira Secretaria Municipal de Fortaleza (SME), Brasil https://orcid.org/0000-0002-9871-0160
Palavras-chave: relações entre neoliberalismo e formação docente, educação inclusiva e diversidade na perspectiva crítica, precarização da profissão docente

Resumo

A formação de professores no Brasil tem sido amplamente debatida nas políticas educacionais, especialmente no contexto neoliberal, onde a educação se configura como uma mercadoria. Esse cenário tem impactado diretamente a concepção de inclusão escolar e educação inclusiva, trazendo desafios significativos para os docentes. O fortalecimento da formação continuada surge como um requisito essencial para garantir práticas pedagógicas adequadas e alinhadas às demandas contemporâneas da inclusão. Neste dossiê, buscamos analisar criticamente os impactos das políticas neoliberais na formação docente, observando suas implicações na prática pedagógica, nas condições de trabalho e na construção de abordagens inclusivas. Dado o exposto, este dossiê propõe uma reflexão aprofundada sobre a formação de professores diante dos desafios da inclusão escolar e da educação inclusiva em um contexto de políticas neoliberais. Consideramos fundamental discutir como a mercantilização da educação tem afetado o acesso à formação continuada e a implementação de práticas educacionais inclusivas, especialmente para populações historicamente marginalizadas. Dessa forma, buscamos ampliar a compreensão sobre os desafios que permeiam o ensino inclusivo e fomentar debates acadêmicos sobre alternativas que promovam uma educação pública de qualidade,  pautada na equidade e na valorização da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia pela Faculdade Alfa América. Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Sudoeste – Sede: Quirinópolis. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GPEFORP/CNPq/UEG/GO).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3100475653423566 

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UEG). Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professora titular da Universidade Estadual de Goiás no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG/PPG-IELT). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GPEFORP/CNPq/UEG/ GO). 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1269420694190937 

Carlos Eduardo Candido Pereira, Secretaria Municipal de Fortaleza (SME), Brasil

Mestre e doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Filosofia e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCLAr/Unesp). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Professor Formador da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. Membro do Grupo de Pesquisa Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GPEFORP/CNPq/UEG/ GO).

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 set. 2001. Seção 1, p. 39.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEE, 2008.

Publicado
2025-09-28
Como Citar
IGLESIAS, J. DE O. V.; SILVA, Y. F. DE O. E; PEREIRA, C. E. C. Apresentação – Dossiê: Formação de professores no contexto neoliberal. Albuquerque (online), v. 17, n. 33, p. 13-18, 28 set. 2025.