Drogas, festivais e rock nas páginas dos jornais brasileiros e portugueses – 1969/1975
Abstract
Este artigo tem como objetivo tratar e refletir comparativa e historicamente a relação entre drogas, festivais e rock a partir de matérias publicadas na imprensa brasileira e portuguesa no período de 1969 a 1975. Para tanto, utilizamos materiais dos jornais brasileiros Jornal do Brasil, O Globo e a Folha de S. Paulo e dos jornais lisboetas Diário de Notícias e Diário Popular, assim como nos valemos de dois relatórios dos órgãos de investigação de ambos governos. Desse modo, propomos analisar as questões pertinentes às representações que relacionavam drogas, festivais e rock divulgadas na imprensa brasileira e portuguesa, assim como refletimos os festivais de rock como espaços de catalisação social, cultural e política, de reunião de pessoas, de divertimento, lazer e sociabilidade.
Downloads
References
BECKER, Howard S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
CHACON, Paulo. O que é rock. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Coleção Primeiros Passos).
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CLEMENTE, Ana Tereza (org.) Que rock é esse?: a história do rock brasileiro contada por alguns de seus ícones. São Paulo: Globo, 2008.
Diário de Notícias. Um festival de “underground music”. Diário de Notícias, Lisboa, 10 jan., 1970.
Diário de Notícias. O fim dos Beatles. Diário de Notícias, Lisboa, 14 abr., 1970.
Diário de Notícias. Outro festival de rock que promete... Diário de Notícias, Lisboa, 9 ag., 1970.
ENCARNAÇÃO, Paulo Gustavo da. Rock cá, rock lá: a produção roqueira no Brasil e em Portugal na imprensa – 1970-1985. São Paulo: Intermeios/Fapesp, 2018.
HERNANDEZ, Deborah Pacini.; L’HOESTE, Hector Fernandez; ZOLOV, Eric (orgs). Rockin’ las Américas: the global politics of rock in Latino America. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2004.
FLÉCHET, Anaïs. Por uma história transnacional dos festivais de música popular. Música, contracultura e transferências culturais nas décadas de 1960 e 1979. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 7, n. 1, p. 257-271, jun. 2011.
Folha de S. Paulo. Um morto e muitos presos no festival de rock. Folha de S. Paulo, São Paulo, 1º. jan. 1970.
FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll: uma história social. Rio de Janeiro: Record, 2003.
GOUVÊA, Carlos A. Hallellujah, o festival proibido. Folha de S. Paulo, 31 mar., 1975.
GOUVÊA, Carlos A. A inércia do nosso rock. Folha de S. Paulo, 14 abr., 1975.
HUNGRIA, Júlio. Rock permitido. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 5 set., 1973.
MACIEL, Luiz Carlos. Malditos por opção. Super Interessante: rock brasileiro anos 70. São Paulo, edição especial, v. 2, nov. 2004, p. 55-61.
MAXWELL, Kenneth. A construção da democracia em Portugal. Lisboa: Presença, 1999.
MERHEB, Rodrigo. O som da revolução: uma história cultural do rock, 1965/1969. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
MOTTA, Nelson. Yes, nós temos bananas. Até bananas progressivas. O Globo, Rio de Janeiro, 29 jun., 1975.
MUGGIATI, Roberto. Rock, o grito e o mito: a música pop como forma de comunicação e contracultura. Petrópolis, Vozes, 1981.
NAPOLITANO, Marcos. Os festivais da canção como eventos de oposição ao regime militar brasileiro (1966-1968). In: REIS, Aarão et al. O golpe e a ditadura militar: quarenta anos depois (1964-2004). Bauru: EDUSC, 2004.
PERROT-MINOT. Droga nos EUA: uma nova religião para milhares de adolescentes. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 23, 16 jan. 1970.
RIBEIRO, Jorge. Duzentos mil jovens são o autêntico Festival de Wight: entre guitarras, sacos de dormir, exotismo... e alegria de viver. Diário Popular, Lisboa, 27 ag., 1970.
RIBEIRO, Jorge. Música, cor e fantasia no Festival da Ilha de Wight. Diário Popular, Lisboa, 29 ag., 1970.
ROCHA, Ana; RODRIGUES, Fernando Peres. Rock Stars: cinco ano de rock em Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores, 1983.
SAGGIORATO, Alexandre. Anos de Chumbo: rock e repressão durante o AI-5. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-Graduação em História, Passo Fundo, 2008.
SHUKER, Roy. Vocabulário de música pop. São Paulo: Hedra, 1999.
SIRINELLI, Jean-François. L’événement-monde. Vingtième siècle. Revue d’histoire. 2002. DOI: https://doi.org/10.2307/3772321
WHITELEY, S. The space between the notes: rock and the conter-culture. London: Routledge, 1992.
Copyright (c) 2020 albuquerque: journal of history

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The copyrights are all granted to the journal. The articles whose authors are identified represent the expressed opinion of its authors and not the official position of the Albuquerque: journal of Cultural Studies.


1.png)









