El Hospital Colônia de Itapuã y los procesos de subjetivación femenina en el contexto del confinamiento obligatorio

  • Rafaela Limberger Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil
  • Camilo Darsie Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brasil https://orcid.org/0000-0003-4696-000X

Resumen

El estudio analiza la subjetivación femenina y las dinámicas de género en el Hospital Colonia de Itapuã, el primero en recibir pacientes con lepra en Rio Grande do Sul-Brasil. A través de una investigación documental y cualitativa de 2012, investigamos cómo las pacientes femeninas se constituían dentro de la institución, influenciadas por las reglas de convivencia y las relaciones de poder. Se concluye que estas mujeres fueron moldeadas por el ambiente hospitalario, pero también demostraron resistencia.

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Biografía del autor/a

Rafaela Limberger, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, na linha de Pesquisa: História, Educação e Políticas, com bolsa Capes/Proex. Mestre em Educação (2022), com bolsa Capes/Proex pela mesma universidade. Graduanda em Licenciatura em educação no campo pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em licenciatura em História (2019) pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pelo subprojeto de História. Participou como bolsista PUIC voluntária no projeto Biopolítica, educação e (des)construção do sujeito negro no Brasil pós-abolição (1888-1945), no grupo de pesquisa CNPq/UNISC " Identidade e Diferença na Educação" vinculado a linha de pesquisa Educação, cultura e produção de sujeitos no programa de pós-graduação da UNISC. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa: Educação no Brasil: Memória, Instituições e Cultura Escolar (EBRAMIC). Membro da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4684643613399556

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brasil

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em pesquisa desenvolvida com a Fulda University of Applied Sciences, da Alemanha. Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo desempenhando atividades de campo na Costa Rica, por meio da Universidad de Costa Rica (UCR). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (U of M), Estados Unidos. Mestre em Educação e graduado em Geografia. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4407126331414792

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Publicado
2024-08-13
Cómo citar
LIMBERGER, R.; DARSIE, C. El Hospital Colônia de Itapuã y los procesos de subjetivación femenina en el contexto del confinamiento obligatorio. Albuquerque (online), v. 16, n. 31, p. 141-164, 13 ago. 2024.