As contribuições para a Nova História Política de Jürgen Habermas

a relação entre Dignidade Humana e Direitos Humanos no tempo presente

  • Juliana Cristina da Rosa Doutoranda em História do PPGHis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT.Pesquisadora do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) da UFMT.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição das reflexões de Jürgen Habermas para a Nova História Política, sobretudo no que diz respeito à relação entre Dignidade Humana e Direitos Humanos, que para o autor é uma dobradiça conceitual capaz de garantir a concretização do discurso jurídico, onde a razão instrumental é utilizada para a formulação da consciência das gentes sobre seus direitos a serem garantidos pelo Estado democrático. O autor acredita que existe possibilidade de emancipação por meio desse caminho atravessado pela noção moral de dignidade humana, que “uma e a mesma em todo lugar” garantirá a indivisibilidade dos direitos humanos. Por fim, o artigo reporta às preocupações tanto de Habermas como de Hobsbawm em relação ao mau uso dos direitos humanos como discurso legitimador de ações de intervenção e imperialismo praticado, sobretudo, pelos Estados Unidos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Juliana Cristina da Rosa, Doutoranda em História do PPGHis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT.Pesquisadora do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) da UFMT.

Cientista Social, mestre e doutoranda em História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3097566010883684.

Citas

BAERT, Patrick. Jurgen Habermas. In: SCOTT, John. 50 Grandes sociólogos contemporâneos. São Paulo: Contexto, 2009.

BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais. Tradução de Rui Nazaré. Lisboa: Editora Presença, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre faticidade e validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.

HABERMAS, Jurgen. Sobre a constituição da Europa: um ensaio. Tradução Denilson Luiz Werle, Luiz Repa e Rúrion Melo. São Paulo: ed. Unesp, 2012.

HOBSBAWM, Eric. Globalização, democracia, terrorismo. Tradução José Viegas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. Tradução Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

RÉMOND, René (Org.) Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed.FGV, 2003.

REPA, Luiz. Jurgen Habermas e o modelo reconstr4utivo de teoria crítica. In: NOBRE, Marcos (Org.) Curso livre de Teoria Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

Publicado
2016-06-30
Cómo citar
ROSA, J. C. DA. As contribuições para a Nova História Política de Jürgen Habermas. albuquerque: revista de historia, v. 8, n. 15, p. 24-41, 30 jun. 2016.
Sección
Dossiê: História Política