Um olhar sobre o papel social do design gráfico durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985)

Palavras-chave: design gráfico socialmente engajado, ditadura civil-militar, memória gráfica, história do design brasileiro

Resumo

Ao estudar o contexto sociopolítico brasileiro entre 1964 a 1985, este artigo, enquanto pesquisa em história do design, contribui com conhecimentos sobre manifestações gráficas oposicionistas produzidas durante a ditadura civil-militar. O estudo se enquadra na linha de pesquisa em memória gráfica e se deu a partir da análise de três artefatos representativos da época, com o propósito de indicar como a comunicação e linguagem visual, por meio dos elementos estético-formais e simbólicos, transmitem mensagens de cunho socio-político-ideológico de modo assertivo e responsável.

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Biografia do Autor

André Matias Carneiro, Escola de design - Universidade do Estado de Minas Gerais (ED/UEMG)

Doutorando (bolsista CAPES) no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGD - UEMG), com projeto em memória gráfica. É mestre em design pela mesma instituição. Integra o grupo de pesquisa ‘Centro de Estudos em Teoria, Cultura e Pesquisa em Design’ (C&T Design - UEMG) desde 2018. Graduado em Design pela Universidade do Estado da Bahia (2017) com período sanduíche na Irlanda (2014-2015), onde estudou Visual Communication no IADT - Dun Laoghaire. Mantém projeto pessoal intitulado PEXAFEMA, voltado para a produção de ilustrações e artefatos gráficos. Áreas de pesquisa: ilustração, design emocional, linguagem visual, design editorial, memória gráfica e design gráfico socialmente engajado.

Maria Regina Álvares Correia Dias, Escola de design - Universidade do Estado de Minas Gerais (ED/UEMG)

É graduada em Design Industrial pela FUMA/MG, mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC. É professora nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Escola de Design da UEMG, onde também coordena o Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa (T&C Design). Áreas de pesquisa: História do design em Minas Gerais; Materiais, linguagem e design; Teoria, cultura e pesquisa em Design; Métodos e inovação em Design; Ergonomia, usabilidade e Interfaces.

Marcelina das Graças de Almeida, Escola de design - Universidade do Estado de Minas Gerais (ED/UEMG)

Graduação em História, Mestrado em História e Doutorado em História (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizado por meio de bolsa sanduíche concedida pela CAPES em parceria com a Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Porto, Portugal. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED/UEMG). Coordenadora do ASI - Arquivo de Som e Imagem, situado no Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design, UEMG. Experiência docente na área de História e Filosofia, atuando na investigação dos seguintes temas: história da cultura e arte, memória e história das cidades e metodologia de pesquisa e história do design e cultura material.

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Publicado
2022-06-30
Como Citar
MATIAS CARNEIRO, A.; ÁLVARES CORREIA DIAS, M. R.; DAS GRAÇAS DE ALMEIDA, M. Um olhar sobre o papel social do design gráfico durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) . albuquerque: revista de história, v. 14, n. 27, p. 85-104, 30 jun. 2022.