PLANEJAMENTO DE PRODUTO INTEGRADO

práticas de gestão aplicadas ao PPI para desenvolvimento de uma luminária para estudos

  • Kevenn Werney Keller Universidade Federal de Santa Maria
  • Volnei Antonio Matte Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Durante o primeiro semestre de 2023, foi desenvolvido uma luminária de estudos a partir das metodologias de Planejamento Integrado de Produto. Deste modo, o processo projetual foi integrado ao planejamento de marketing e ao processo produtivo de novos produtos. Tomando os princípios e técnicas de gestão do Design, foi possível buscar em outras áreas do conhecimento, como na administração e na comunicação, ferramentas para validação das ideias projetuais. Ao final do semestre, foi construído um modelo de negócios completo, centrado em um produto específico. O desenvolvimento do projeto baseou-se nos métodos de Lígia Sampaio de Medeiros (2010) e Luiz Antonio Vidal de Negreiros Gomes (2010), a partir de suas análises do Planejamento de Produtos Integrados, sugerido por um grupo de escandinavos comandados pelo professor Lars Hein (1987).

Biografia do Autor

Volnei Antonio Matte, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento (2009). Atualmente é professor do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria nas áreas de Tipografia, Design Editorial, Produção Gráfica e Planejamento Integrado de Produto.

Publicado
2024-05-16
Como Citar
KELLER, K. W.; MATTE, V. A. PLANEJAMENTO DE PRODUTO INTEGRADO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 16 maio 2024.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios