PLANEJAMENTO DE PRODUTO INTEGRADO

práticas de gestão aplicadas ao PPI para desenvolvimento de uma luminária para estudos

Autores

  • Kevenn Werney Keller Universidade Federal de Santa Maria
  • Volnei Antonio Matte Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Durante o primeiro semestre de 2023, foi desenvolvido uma luminária de estudos a partir das metodologias de Planejamento Integrado de Produto. Deste modo, o processo projetual foi integrado ao planejamento de marketing e ao processo produtivo de novos produtos. Tomando os princípios e técnicas de gestão do Design, foi possível buscar em outras áreas do conhecimento, como na administração e na comunicação, ferramentas para validação das ideias projetuais. Ao final do semestre, foi construído um modelo de negócios completo, centrado em um produto específico. O desenvolvimento do projeto baseou-se nos métodos de Lígia Sampaio de Medeiros (2010) e Luiz Antonio Vidal de Negreiros Gomes (2010), a partir de suas análises do Planejamento de Produtos Integrados, sugerido por um grupo de escandinavos comandados pelo professor Lars Hein (1987).

Biografia do Autor

  • Volnei Antonio Matte, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento (2009). Atualmente é professor do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria nas áreas de Tipografia, Design Editorial, Produção Gráfica e Planejamento Integrado de Produto.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Edição

Seção

EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios

Como Citar

KELLER, Kevenn Werney; MATTE, Volnei Antonio. PLANEJAMENTO DE PRODUTO INTEGRADO: práticas de gestão aplicadas ao PPI para desenvolvimento de uma luminária para estudos. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/20855. Acesso em: 30 jan. 2026.