FLORES DE NAVIRAÍ

  • Tainara Teixeira Talarico Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Victoria da Silva Rosseto Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Kélly Capristo Silva Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Daniel Zimmermann Mesquita Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Resumo

A área de floricultura e plantas ornamentais tem grande importância socioeconômica e vem gerando emprego principalmente para pequenos produtores de flores, apresentando grande potencial de expansão. Este trabalho teve como objetivo elaborar um projeto paisagístico e revitalizar os espaços públicos da cidade por meio do cultivo de plantas ornamentais. Inicialmente definiram-se os principais pontos aptos para o cultivo das flores em parques e praças, bem como as principais avenidas. Em continuidade, foi feito o mapeamento da Avenida Weimar G. Torres, onde foram marcadas as coordenadas geográficas dos locais, assim como características do local, para posterior seleção das espécies de flores e plantas ornamentais a serem cultivadas. Após a fase de multiplicação das plantas em viveiro, começaram-se as atividades de descompactação e preparo do solo nos locais definitivos das plantas ornamentais em praças, parques e canteiros centrais. Por fim, foram realizadas visitas semanais aos locais de plantio, para verificação do desenvolvimento das plantas. O embelezamento dos pontos da cidade em que foram implantadas as plantas e a necessidade que o município encontrava de possuir um ambiente mais limpo e vivo já começa aos poucos serem sentidos por parte da população.

Biografia do Autor

Daniel Zimmermann Mesquita, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente ocupa o cargo de Professor EBTT no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Naviraí. Exerce desde março de 2017 a função de Coordenador do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais do IFMS - Campus Naviraí. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Silvicultura, Grandes Culturas Agrícolas em Pivô Central na Fazenda Fortaleza de Santa Terezinha Agricultura e Pecuária LTDA ( 2010 a 2012). Trabalhou na Prefeitura Municipal de Paraty (2013 a 2016) com produção de mudas nativas, ornamentais e frutíferas no Horto Municipal de Paraty (RJ), e com extensão rural junto a agricultores familiares. Especialização em Gestão Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Especialização em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (2015). Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na Área de Concentração "Produção Vegetal" e Linha de Pesquisa "Melhoramento Vegetal" (2015). Doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na Área de Concentração "Produção Vegetal"

Publicado
2020-10-30
Como Citar
TEIXEIRA TALARICO, T.; DA SILVA ROSSETO, V.; CAPRISTO SILVA, K.; MESQUITA, D. Z. FLORES DE NAVIRAÍ. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 6 - Relato de Prática - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia