FLORES DE NAVIRAÍ

  • Tainara Teixeira Talarico Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Victoria da Silva Rosseto Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Kélly Capristo Silva Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Daniel Zimmermann Mesquita Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Resumen

A área de floricultura e plantas ornamentais tem grande importância socioeconômica e vem gerando emprego principalmente para pequenos produtores de flores, apresentando grande potencial de expansão. Este trabalho teve como objetivo elaborar um projeto paisagístico e revitalizar os espaços públicos da cidade por meio do cultivo de plantas ornamentais. Inicialmente definiram-se os principais pontos aptos para o cultivo das flores em parques e praças, bem como as principais avenidas. Em continuidade, foi feito o mapeamento da Avenida Weimar G. Torres, onde foram marcadas as coordenadas geográficas dos locais, assim como características do local, para posterior seleção das espécies de flores e plantas ornamentais a serem cultivadas. Após a fase de multiplicação das plantas em viveiro, começaram-se as atividades de descompactação e preparo do solo nos locais definitivos das plantas ornamentais em praças, parques e canteiros centrais. Por fim, foram realizadas visitas semanais aos locais de plantio, para verificação do desenvolvimento das plantas. O embelezamento dos pontos da cidade em que foram implantadas as plantas e a necessidade que o município encontrava de possuir um ambiente mais limpo e vivo já começa aos poucos serem sentidos por parte da população.

Biografía del autor/a

Daniel Zimmermann Mesquita, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente ocupa o cargo de Professor EBTT no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Naviraí. Exerce desde março de 2017 a função de Coordenador do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais do IFMS - Campus Naviraí. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Silvicultura, Grandes Culturas Agrícolas em Pivô Central na Fazenda Fortaleza de Santa Terezinha Agricultura e Pecuária LTDA ( 2010 a 2012). Trabalhou na Prefeitura Municipal de Paraty (2013 a 2016) com produção de mudas nativas, ornamentais e frutíferas no Horto Municipal de Paraty (RJ), e com extensão rural junto a agricultores familiares. Especialização em Gestão Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Especialização em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (2015). Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na Área de Concentração "Produção Vegetal" e Linha de Pesquisa "Melhoramento Vegetal" (2015). Doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na Área de Concentração "Produção Vegetal"

Publicado
2020-10-30
Cómo citar
TEIXEIRA TALARICO, T.; DA SILVA ROSSETO, V.; CAPRISTO SILVA, K.; MESQUITA, D. Z. FLORES DE NAVIRAÍ. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 oct. 2020.
Sección
EIXO 6 - Relato de Prática - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia