TENDÊNCIAS DE CONSUMO

percepção do valor de peças com design diferenciado em comparação com peças convencionais

  • Pâmela Nunes de Mendonça Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafael Menna Barreto Universidade Federal de Santa Maria [https://ror.org/01b78mz79]
  • Luciana Battistella Universidade Federal de Santa Maria [https://ror.org/01b78mz79]
  • Felipe Lorenz Universidade Federal de Santa Maria [https://ror.org/01b78mz79]
  • Arthur Guerreiro Universidade Federal de Santa Maria [https://ror.org/01b78mz79]

Abstract

Este estudo explora como os consumidores percebem o valor de peças de moda com design diferenciado em comparação com peças convencionais, considerando aspectos como autenticidade, exclusividade e expressão pessoal. Insights valiosos para empreendedores de marcas pequenas de moda. Para tanto foi conduzida uma pesquisa descritiva com uma amostra por conveniência aplicado junto a 83 pessoas. Realizadas as análises, identificou-se que o público valoriza a autenticidade e a capacidade das marcas de estabelecer uma conexão emocional com seus valores e identidade. Além disso, identificou-se que as marcas nacionais são percebidas como mais originais e exclusivas, sugerindo uma oportunidade para marcas menores se destacarem no mercado. Esses resultados apontam para uma oportunidade estratégica para as marcas menores se posicionarem no mercado, comunicando sua origem e autenticidade como um diferencial competitivo.

Published
2024-05-17
How to Cite
MENDONÇA, P. N. DE; BARRETO, R. M.; BATTISTELLA, L.; LORENZ, F.; GUERREIRO, A. TENDÊNCIAS DE CONSUMO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 17 May 2024.
Section
EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios