FERRAMENTAS ÁGEIS DE GESTÃO

um estudo de caso em uma instituição financeira do Estado de São Paulo

Resumen

As instituições financeiras tradicionais, conhecidas pelo seu modo de operar convencional e pelos seus longos anos no mercado, há algum tempo se atentaram para as mudanças que estão ocorrendo e iniciaram a transformação no seu ambiente interno para que a mudança seja refletida externamente, buscando melhor atender aos seus clientes, fornecedores e parceiros. Este estudo teve o objetivo de compreender e analisar como as ferramentas ágeis podem ser aplicadas em uma instituição financeira localizada no Estado de São Paulo, assim como seus benefícios e desafios, observando de que forma é possível inovar aplicando o ágil em ambientes conservadores, a fim de buscar melhorias no atendimento ao cliente, acionistas, colaboradores, manutenção e criação dos produtos e serviços e demais fatores que influenciam na instituição financeira. Obteve-se como resultado da pesquisa o modelo de trabalho que foi construído pelo banco, a partir da adoção de métodos e ferramentas ágeis, tais como Scrum, Kanban, SAFe e Spotify, analisando de que forma foram adaptadas para atender as necessidades da instituição financeira em questão. Além disso, como ponto focal, compreendeu-se o quão determinante o fator pessoas é na adoção das práticas ágeis em uma organização.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Stramaro da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Licenciado en Administración, Curso de Administración, campus UFSCar Sorocaba.

Neila Conceição Cunha Nardy, Universidade Federal de São Carlos

Profesor e Investigador del Departamento de Administración de la Universidad Federal de São Carlos - UFSCar Campus Sorocaba

Publicado
2024-05-15
Cómo citar
STRAMARO DA SILVA, A. B.; CUNHA NARDY, N. C.; DE CAMARGO FIORINI, P. FERRAMENTAS ÁGEIS DE GESTÃO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 15 may 2024.
Sección
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo