OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR: ESTUDO DE CASO DO MUNICIPIO DE SIDROLÂNDIA - MS

  • Edno Ribas Machado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vítor Cardoso Silveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Natália Fernandes Silveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

O presente trabalho busca discutir a viabilidade da Outorga Onerosa do Direito de Construir através do estudo de caso estabelecido no Município de Sidrolândia MS que, com base na lei do Estatuto das Cidades, institucionalizou a mesma em sua Lei Orgânica Municipal e através dessa obteve recursos decorrentes da implantação de um loteamento, no qual foi estabelecido a Secretaria de Educação do Município, um auxílio para a reforma e manutenção da Escola Municipal “Porfíria Lopes do Nascimento”, ação esta que economizou aos cofres públicos um valor estimado de R$1.000.000,00, além de abrir precedentes futuros ao município, demonstrando os pontos positivos da Outorga Onerosa do Direito de Construir.

Biografía del autor/a

Vítor Cardoso Silveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente dos cursos de Administração e Gestão Financeira no Campus de Nova Andradina da UFMS.

Doutorando em Administração - UFMS

Natália Fernandes Silveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela UFMS

Citas

ACQUAVIVA, Marcus Cláudio. Vademecum Universitário de Direito. 8. ed. rev. ampl. São Paulo: Editora Jurídica Brasileira 2005.

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001: regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm. Acesso em: junho de 2019.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional. 3. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1999.

CORRÊA, C. C.; LISTON, R. F.; BARBOS, A. C.; SILVA, C. P.; BARCZSZ, S. S. Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável: A Importância da Implantação de Plano Diretor no Ato de Criação de um Município. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Tecnologia, desenvolvimento e integração social. 48º Congresso. Campo Grande. 2010. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/15/954.pdf>. Acesso em 10 de julho de 2019.

DI SARNO, Daniela Campos Libório. Elementos de direito urbanístico. São Paulo: Manole, 2004.

FILHO, Evaldo José Guerreiro. A Outorga Onerosa e o Direito de Construir: da Política Urbana na Constituição Federal à Outorga Onerosa do Direito de Construir no Município de Ipema/SC. Editora Lumen Juris. Rio de Janeiro, 2018.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Estatuto da Cidade Comentado: lei 10.257/2001: lei do meio ambiente artificial. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais: 2002.

GAIDEX, Raquel de Barros; SCHUSSEL Zulma. Outorga onerosa do direito de construir e a transferência do direito de construir: instrumento de política urbana para proteção do patrimônio histórico cultura. Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PR 2015. Dsponível em: . Acesso em 29 de julho de 2019.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à Pesquisa, Projetos e Relatórios. São Paulo: Loyola, 2003.

MALERONKA, Camila. Projeto e gestão na metrópole contemporânea: Um estudo sobre as potencialidades do instrumento ‘operação urbana consorciada’ à luz da experiência paulistana. São Paulo: FAUUSP, 2010. Tese apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo para obtenção do título de doutor em Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: file:///D:/Downloads/CamilaMaleronka_tese.pdf. Acesso em: junho de 2019.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 39. ed. São Paulo: Malheiros, 2013. 925 p.

MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais: teoria geral, comentários aos art. 1° a 5° da Constituição da República Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudência. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

OLIVEIRA, Regis Fernandes de. Comentários ao estatuto da cidade. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

PAZ, Thaís Yane Kegler. A aplicação da Outorga Onerosa do Direito de construir: o caso da cidade de Palmas - TO. XVII Enanpur. São Paulo, 2017. Disponível em: <http://ampur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/xviienanpur_anais/st_sessoes_tematicas/st3.4/st3.4-02.pdf>. Acesso em 29 de julho de 2019.

PINHO, Evangelina; BRUNO FILHO, Fernando Guilherme; MATTOS, Liana Portilho (Org). Estatuto da cidade. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002.

SANTIN, Janaína Rigo; MARANGON, Elizete Gonçalves. O estatuto da cidade e os instrumentos de política urbana para proteção do patrimônio histórico: outorga onerosa e transferência do direito de construir. História vol.27 no.2 Franca 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0101-90742008000200006. Acesso em: 15 de junho de 2019.

SILVA, J. A. Direito urbanístico brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2000.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

VOITILLE, Nadine. O Estatuto da Cidade, 2013. Disponível em: https://www.cliquearquitetura.com.br/artigo/o-estatuto-da-cidade.html. Acesso em: junho de 2019.

Publicado
2019-10-09
Cómo citar
MACHADO, E. R.; SILVEIRA, V. C.; SILVEIRA, N. F. OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR: ESTUDO DE CASO DO MUNICIPIO DE SIDROLÂNDIA - MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 9 oct. 2019.
Sección
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor