Matemática financeira como disciplina acadêmica no curso de Licenciatura em Matemática: Universidade Estadual do Paraná (1994 a 2014)

  • Liceia Alves Pires UNESPAR - PARANAGUÁ
  • Rosa Lydia Teixeira Corrêa PUC Paraná

Resumo

Decorrente da tese doutoral, o trabalho, sob a luz da história cultural e da história das disciplinas escolares, tem a finalidade de apresentar como ocorreu a inserção e as transformações sofridas pela disciplina de Matemática Financeira, durante aproximadamente 20 anos, no curso de Licenciatura em Matemática, na UNESPAR, campus, Paranaguá - PR. Como fontes de pesquisa foram utilizadas: atas das reuniões de congregação, decretos, leis, pareceres, materiais escolares, entrevistas com professores, dentre outras. O estudo tomou como pressuposto a tese que a disciplina foi criada não por meio de transposição didática e também não sofreu influência do meio externo, mas que a sua criação se deveu a um movimento no próprio curso, por interferência de professores. No decorrer da pesquisa, pode-se confirmar a tese, de que a disciplina sofreu influência de dois professores e de suas formações acadêmicas, professores estes, responsáveis pela disciplina entre os anos de 1994 a 2014.

Biografia do Autor

Liceia Alves Pires, UNESPAR - PARANAGUÁ

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Paranaguá), Brasil. E-mail: liceia.pires@unespar.edu.br.

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, PUC Paraná

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, E-mail: rosa_lydia@uol.com.br.

Referências

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Publicado
2020-10-27
Como Citar
Pires, L. A., & Teixeira Corrêa, R. L. (2020). Matemática financeira como disciplina acadêmica no curso de Licenciatura em Matemática: Universidade Estadual do Paraná (1994 a 2014). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10833
Seção
Sessões Coordenadas