Matemática financeira como disciplina acadêmica no curso de Licenciatura em Matemática: Universidade Estadual do Paraná (1994 a 2014)
Resumo
Decorrente da tese doutoral, o trabalho, sob a luz da história cultural e da história das disciplinas escolares, tem a finalidade de apresentar como ocorreu a inserção e as transformações sofridas pela disciplina de Matemática Financeira, durante aproximadamente 20 anos, no curso de Licenciatura em Matemática, na UNESPAR, campus, Paranaguá - PR. Como fontes de pesquisa foram utilizadas: atas das reuniões de congregação, decretos, leis, pareceres, materiais escolares, entrevistas com professores, dentre outras. O estudo tomou como pressuposto a tese que a disciplina foi criada não por meio de transposição didática e também não sofreu influência do meio externo, mas que a sua criação se deveu a um movimento no próprio curso, por interferência de professores. No decorrer da pesquisa, pode-se confirmar a tese, de que a disciplina sofreu influência de dois professores e de suas formações acadêmicas, professores estes, responsáveis pela disciplina entre os anos de 1994 a 2014.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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