A matemática prescrita para o ensino primário na década de 1960 e a formação do professor paranaense

  • Liceia Alves Pires UNESPAR - PARANAGUÁ
  • Reginaldo Rodrigues da Costa PUC/PR
  • Mariliza Simonete Portela UNESPAR/PARANAGUÁ

Resumo

A pesquisa busca apresentar aspectos da reformulação do ensino primário paranaense na década de 1960, um período no qual a sociedade local se preparava para ocupar postos de trabalho em uma vindoura industrialização. O que nos intui saber é que medidas teriam sido propostas para o ensino primário para atender as demandas sociais daquele período? Para esta discussão, foram analisados documentos normativos do ensino primário e manuais do professor, uma vez que se considerou necessário comparar as normas com a proposta de ação dos professores. Concluiu-se que havia sim um alinhamento das propostas e que o estado do Paraná estava acompanhando as mudanças educacionais, sobretudo quanto ao ensino da matemática, propondo ser vanguarda e atualizado.

Biografia do Autor

Liceia Alves Pires, UNESPAR - PARANAGUÁ

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR, professora da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranaguá. Membro do GHEMAT/PR. Brasil. E-mail: liceia.pires@unespar.edu.br.

Reginaldo Rodrigues da Costa, PUC/PR

Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR, professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro do GHEMAT/PR. Brasil. E-mail: reginaldo.costa@pucpr.br.

Mariliza Simonete Portela, UNESPAR/PARANAGUÁ

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR, professora da Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR/Paranaguá. Membro do GHEMAT/PR. Brasil. E-mail: mariliza.portela@gmail.com.br.

Referências

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Pires, L. A., Rodrigues da Costa, R., & Simonete Portela, M. (2020). A matemática prescrita para o ensino primário na década de 1960 e a formação do professor paranaense. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-6. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11061
Seção
Sessões Coordenadas