Vestígios de Álgebra Linear nos programas de ensino do curso secundário brasileiro (1931-1975)

  • Eric Souza da Silva UERJ
  • Paulo Roberto Castor Maciel UERJ

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar quando e quais foram os conteúdos relacionados à Álgebra Linear ao longo da história da educação secundária por meio das principais propostas curriculares entre 1931 a 1975. Para a execução do estudo ora apresentado, foi realizada uma pesquisa histórica cujas fontes foram os programas de matemática do período destacado. Tais informações foram organizadas em uma planilha eletrônica, onde foram destacados conteúdos como: sistemas lineares, vetores, determinantes, matrizes, grupos e espaços vetoriais. Então, foi possível concluir que desde 1931 foram inseridos, nos currículos educacionais, rudimentos dessa parte da Matemática, contudo, os assuntos só estavam explicitamente relacionados à Álgebra Linear após 1975.

Biografia do Autor

Eric Souza da Silva, UERJ

Licenciando em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: ericmatsouza@gmail.com.

Paulo Roberto Castor Maciel, UERJ

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: prcastor@hotmail.com.

Referências

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Publicado
2020-10-25
Como Citar
Souza da Silva, E., & Castor Maciel, P. R. (2020). Vestígios de Álgebra Linear nos programas de ensino do curso secundário brasileiro (1931-1975). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10857
Seção
Sessões Coordenadas