Vestígios de Álgebra Linear nos programas de ensino do curso secundário brasileiro (1931-1975)

  • Eric Souza da Silva UERJ
  • Paulo Roberto Castor Maciel UERJ

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar quando e quais foram os conteúdos relacionados à Álgebra Linear ao longo da história da educação secundária por meio das principais propostas curriculares entre 1931 a 1975. Para a execução do estudo ora apresentado, foi realizada uma pesquisa histórica cujas fontes foram os programas de matemática do período destacado. Tais informações foram organizadas em uma planilha eletrônica, onde foram destacados conteúdos como: sistemas lineares, vetores, determinantes, matrizes, grupos e espaços vetoriais. Então, foi possível concluir que desde 1931 foram inseridos, nos currículos educacionais, rudimentos dessa parte da Matemática, contudo, os assuntos só estavam explicitamente relacionados à Álgebra Linear após 1975.

Biografia do Autor

Eric Souza da Silva, UERJ

Licenciando em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: ericmatsouza@gmail.com.

Paulo Roberto Castor Maciel, UERJ

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: prcastor@hotmail.com.

Referências

Certeau, M. A. (2011). Escrita da história. Rio de Janeiro: Forense.

Chartier, R. (2002). A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel.

Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria & Educação, Porto Alegre, (2), 177-229.

Goodson, I. F.(1997). A construção social do currículo. Educa-Currículo.

Lima, G. & Gomes, E. (2018). A Inserção da Álgebra Linear no Currículo da Primeira Universidade Brasileira. Bolema: Boletim de Educação Matemática,32(62), 927-945. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a09.

Soares, F. (2001). Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou retrocesso?. Dissertação de Mestrado em Matemática Aplicada. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Retirado em 29 de julho, 2020, de: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2191.

Valente, W. (2019). Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 12(2), 51-63. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51.

Publicado
2020-10-25
Como Citar
Souza da Silva, E., & Castor Maciel, P. R. (2020). Vestígios de Álgebra Linear nos programas de ensino do curso secundário brasileiro (1931-1975). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10857
Seção
Sessões Coordenadas