História na Educação Matemática e Formação de Professores: tendências em pesquisas acadêmicas

  • Reginaldo Guilhermino Cabral Libório UFABC - Universidade Federal do ABC
  • Virginia Cardia Cardoso UFABC - Universidade Federal do ABC

Resumo

Este estudo apresenta uma pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo mais amplo identificar tendências nas pesquisas acadêmicas desenvolvidas em programas de pós-graduação de universidades paulistas e concluídas a partir do ano de 2010, que relacionam a História da Matemática (HM) com a formação de professores que ensinam matemática. Trata-se de um estudo que se aproxima do tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento” conforme proposto por Ferreira (2002). Espera-se com este estudo compreender as tendências existentes em pesquisas acadêmicas que possuem como problema de pesquisa a investigação das potencialidades pedagógicas da História da Matemática no âmbito da formação de professores.

Biografia do Autor

Reginaldo Guilhermino Cabral Libório, UFABC - Universidade Federal do ABC

Doutorando em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC, Brasil. E-mail: reginaldo.ufabc@gmail.com.

Virginia Cardia Cardoso, UFABC - Universidade Federal do ABC

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal do ABC, Brasil. E-mail: virginia.ufabc@gmail.com.

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Libório, R. G. C., & Cardia Cardoso, V. (2020). História na Educação Matemática e Formação de Professores: tendências em pesquisas acadêmicas. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10858
Seção
Sessões Coordenadas