Uma análise da geometria abordada nos livros didáticos durante o Movimento da Matemática Moderna: estudo baseado em dissertações e teses

  • Elciane de Jesus Santos UESB
  • Janice Cassia Lando Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

Este trabalho tem por objetivo contribuir para um estado da arte referente às produções de teses e dissertações elaboradas no Brasil com enfoque na abordagem do ensino de geometria influenciado pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM), presente nos livros didáticos. Este estudo de caráter bibliográfico tem como aporte teórico principal Ferreira (2002). Por meio deste estudo foi possível perceber que a concentração das produções acadêmicas está centrada nas regiões sul e sudeste e que há poucas produções com essa temática nas teses. Foi identificada a presença de elementos do MMM na maioria dos livros didáticos analisados, em especial, as transformações geométricas.

Biografia do Autor

Elciane de Jesus Santos, UESB

Mestranda em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Email: elcyane1@hotmail.com.

Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Brasil. Email: janicelando@gmail.com.

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Publicado
2020-10-24
Como Citar
Jesus Santos, E. de, & Cassia Lando, J. (2020). Uma análise da geometria abordada nos livros didáticos durante o Movimento da Matemática Moderna: estudo baseado em dissertações e teses. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10880
Seção
Sessões Coordenadas