Uma análise da geometria abordada nos livros didáticos durante o Movimento da Matemática Moderna: estudo baseado em dissertações e teses
Resumo
Este trabalho tem por objetivo contribuir para um estado da arte referente às produções de teses e dissertações elaboradas no Brasil com enfoque na abordagem do ensino de geometria influenciado pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM), presente nos livros didáticos. Este estudo de caráter bibliográfico tem como aporte teórico principal Ferreira (2002). Por meio deste estudo foi possível perceber que a concentração das produções acadêmicas está centrada nas regiões sul e sudeste e que há poucas produções com essa temática nas teses. Foi identificada a presença de elementos do MMM na maioria dos livros didáticos analisados, em especial, as transformações geométricas.
Referências
Brigo, J. (2010). As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos. Dissertação de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.
Britto, L. P. de. (2008). Scipione Di Pierro Neto e sua proposta para o ensino da geometria na Coleção Curso Colegial Moderno. Dissertação de Mestrado em Educação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica.
Camargo, K. C. (2009). O ensino da geometria nas coleções didáticas em tempos do Movimento da Matemática Moderna na capital da Bahia. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Universidade Bandeirante
Ferreira, A. C. da C. (2006). Propostas pedagógicas de geometria no movimento paranaense de matemática moderna. Dissertação de Mestrado em Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica.
Ferreira, R. C. (2008). Orientações curriculares para o ensino de geometria: do período da Matemática Moderna ao momento atual. Dissertação de Mestrado em Educação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica.
Miguel, A., Fiorentini, D., & Miorim, M. Â. (1992). Álgebra ou geometria: para onde pende o pêndulo?. Pro-Posições, 3(1), 39-54.
Miorim, M. A, Miguel, A., & Fiorentini, D. (1993). Ressonâncias e dissonâncias do movimento pendular entre álgebra e geometria no currículo escolar brasileiro. Zetetike, 1(1), 19-40.
Rios, M. S. B. (2010). A proposta de ensino da geometria nos livros do GRUEMA. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Universidade Bandeirante.
Teixeira, P. M. M & Megid Neto, J. (2012). O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 11(2), 273-297.
Valentim Júnior, J. L. (2013). A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: análise de livros didáticos utilizados entre a reforma Capanema e o MMM. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado