Programa de Ensino para o 5º Grau do Ciclo Básico: A presença do Movimento da Matemática Moderna em Santa Catarina.

  • Pamela Luiz Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa UFSC

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar vestígios do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Programa de Ensino para o 5º Grau do Ciclo Básico no estado de Santa Catarina. São mobilizados os conceitos dos saberes a ensinar e saberes para ensinar desenvolvidos pelo grupo de pesquisa suíço ERHISE (Équipe de Recherche en Histoire Sociale de l'Éducation) que está associado à Universidade de Genebra, coordenado pelos pesquisadores Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly. Este Programa foi encontrado em visita a APESC (Arquivo Público do Estado de Santa Catarina), digitalizado e disponibilizado no Repositório Institucional da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Foram encontrados vestígios do MMM materializados nos conteúdos prescritos, particularmente em Teoria de Conjuntos, assim como as referências bibliográficas apontam as obras do Grupo Geem (Grupo de Estudo do Ensino da Matemática) e de autores como o Georges Papy.

Biografia do Autor

Pamela Luiz, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. E-mail: pamelaufsc@gmail.com.

David Antonio da Costa, UFSC

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Departamento de Metodologia de Ensino, Brasil. E-mail: david.costa@ufsc.br.

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Luiz, P., & Antonio da Costa, D. (2020). Programa de Ensino para o 5º Grau do Ciclo Básico: A presença do Movimento da Matemática Moderna em Santa Catarina. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11071
Seção
Sessões Coordenadas