O exame de admissão para formação de professores primários: instruções para prova de matemática (1961)

  • Pâmela da Luz Melo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leonardo Thomaz Sauter Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho apresenta considerações iniciais sobre os saberes matemáticos presentes em instruções para os exames de admissão às escolas de formação de professores no Rio Grande do Sul. Adotou-se como fonte a publicação “Instruções nº 10 – Matemática” presente no Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Realizou-se um trabalho descritivo-analítico, fundamentado em Valente (2017) para discussão dos saberes matemáticos presentes no documento. Como resultados encontramos orientações para realização de uma prova que contemple, principalmente, conteúdos discutidos no programa do ensino primário e também sugestões de questões de completamento, transformação, computação, reconhecimento, ordenação, identificação, alternativa com justificação, recordação e raciocínio.

Biografia do Autor

Pâmela da Luz Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: pamela_daluzmelo@hotmail.com.

Leonardo Thomaz Sauter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: sauterleonardo@ufrgs.br.

Referências

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Publicado
2020-10-27
Como Citar
da Luz Melo, P., & Thomaz Sauter, L. (2020). O exame de admissão para formação de professores primários: instruções para prova de matemática (1961). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11138
Seção
Sessões Coordenadas