Transformações nos saberes para ensinar frações no curso primário relacionadas ao uso de materiais escolares (1930-1970)
Resumo
Conduzido na perspectiva da história cultural, este estudo investiga transformações nos saberes para ensinar frações no curso primário, relacionadas ao uso de materiais didáticos, no período de 1930 a 1970. Amparado em autores como Hofstetter e Schneuwly (2017) – saberes profissionais e Carrillo Gallego e Sanchéz Jiménez (2012) – materiais didáticos, foram realizadas análises em manuais pedagógicos de Campos (1933); Albuquerque (1958) e Porto (1967). As análises mostram que, à medida que diminui o uso de materiais manipuláveis e são introduzidos gráficos, diagramas, quadros de equivalência, oriundos da Pedagogia Científica, na vertente da Psicologia Experimental, ocorrem transformações nos saberes para ensinar frações, marcando em tempos de ensino renovado, a transição do concreto manipulado ao concreto pensado, como indicam os manuais pedagógicos de Irene de Albuquerque e Rizza de Araújo Porto.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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