Transformações nos saberes para ensinar frações no curso primário relacionadas ao uso de materiais escolares (1930-1970)

  • Barbara Winiarski Diesel Novaes UTFPR
  • Danilene Gullich Donin Berticelli Universidade Federal do Paraná
  • Neuza Bertoni Pinto PPGECEM – REAMEC – UFMT

Resumo

Conduzido na perspectiva da história cultural, este estudo investiga transformações nos saberes para ensinar frações no curso primário, relacionadas ao uso de materiais didáticos, no período de 1930 a 1970. Amparado em autores como Hofstetter e Schneuwly (2017) – saberes profissionais e Carrillo Gallego e Sanchéz Jiménez (2012) – materiais didáticos, foram realizadas análises em manuais pedagógicos de Campos (1933); Albuquerque (1958) e Porto (1967). As análises mostram que, à medida que diminui o uso de materiais manipuláveis e são introduzidos gráficos, diagramas, quadros de equivalência, oriundos da Pedagogia Científica, na vertente da Psicologia Experimental, ocorrem transformações nos saberes para ensinar frações, marcando em tempos de ensino renovado, a transição do concreto manipulado ao concreto pensado, como indicam os manuais pedagógicos de Irene de Albuquerque e Rizza de Araújo Porto.

Biografia do Autor

Barbara Winiarski Diesel Novaes, UTFPR

Professora do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Mestrado PROFMAT-TD da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus Toledo. Diretora de Pesquisa e Pós-graduação (DIRPPG-TD). Possui graduação em Engenharia Elétrica (2002) e Licenciatura em Matemática (2006) pela UTFPR; Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Foi bolsista de doutorado sanduíche (2009) sob orientação do prof. Dr. José Manuel Matos (UNL/UIED-Portugal). Tem experiência na Área de Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática e Formação de Professores. Pesquisadora do GHEMAT (Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil) e GPEEM (Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática). Líder do GHEMAT-PR. E-mail: barbaraw@utfpr.edu.br.

Danilene Gullich Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná

Docente da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Setor Palotina. E-mail: danilene@ufpr.br.

Neuza Bertoni Pinto, PPGECEM – REAMEC – UFMT

Docente Colaboradora do PPGECEM – REAMEC – UFMT. E-mail: neuzabertonip@gmail.com

Referências

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Publicado
2020-10-25
Como Citar
Novaes, B. W. D., Gullich Donin Berticelli, D., & Bertoni Pinto, N. (2020). Transformações nos saberes para ensinar frações no curso primário relacionadas ao uso de materiais escolares (1930-1970). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11150
Seção
Sessões Coordenadas