A descoberta das frações equivalentes e o material Cuisenaire

  • Barbara Winiarski Diesel Novaes UTFPR
  • Adriana Menegotto Nierri Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Ancorado na história cultural, o presente trabalho tem por objetivo analisar uma proposta para ensinar frações equivalentes por meio do material Cuisenaire presente no livro “Didática das Matemáticas Elementares” do argentino Angel Diego Márquez. O educador e sua obra foram vetores da circulação do Método Cuisenaire no Brasil durante o período da matemática moderna e marca a transição de uma “didática tradicional” para uma didática moderna fortemente ancorada nos fundamentos psicopedagógica de Jean Piaget. As frações são concebidas como operadores e o material é utilizado como meio de comprovação e suporte para a compreensão levando a criança a descoberta das frações equivalentes por meio de tentativa e erro, um concreto pensado.

Biografia do Autor

Barbara Winiarski Diesel Novaes, UTFPR

Professora do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Mestrado PROFMAT-TD da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus Toledo. Diretora de Pesquisa e Pós-graduação (DIRPPG-TD). Possui graduação em Engenharia Elétrica (2002) e Licenciatura em Matemática (2006) pela UTFPR; Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Foi bolsista de doutorado sanduíche (2009) sob orientação do prof. Dr. José Manuel Matos (UNL/UIED-Portugal). Tem experiência na Área de Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática e Formação de Professores. Pesquisadora do GHEMAT (Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil) e GPEEM (Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática). Líder do GHEMAT-PR. E-mail: barbaraw@utfpr.edu.br

Adriana Menegotto Nierri, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Matemática em rede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo, Brasil. E-mail: adriana.menegotto@yahoo.com.br.

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Publicado
2020-10-25
Como Citar
Novaes, B. W. D., & Menegotto Nierri, A. (2020). A descoberta das frações equivalentes e o material Cuisenaire. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11210
Seção
Sessões Coordenadas