A descoberta das frações equivalentes e o material Cuisenaire
Resumo
Ancorado na história cultural, o presente trabalho tem por objetivo analisar uma proposta para ensinar frações equivalentes por meio do material Cuisenaire presente no livro “Didática das Matemáticas Elementares” do argentino Angel Diego Márquez. O educador e sua obra foram vetores da circulação do Método Cuisenaire no Brasil durante o período da matemática moderna e marca a transição de uma “didática tradicional” para uma didática moderna fortemente ancorada nos fundamentos psicopedagógica de Jean Piaget. As frações são concebidas como operadores e o material é utilizado como meio de comprovação e suporte para a compreensão levando a criança a descoberta das frações equivalentes por meio de tentativa e erro, um concreto pensado.
Referências
Certeau, M. (1982). A operação historiográfica. In: M. Certeau, A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária.
Chartier, R. (1990). A História Cultural: Entre Práticas e Representações. Lisboa: Difel.
Costa, R. R. (2013). O aperfeiçoamento de professores em matemática nas décadas de 1960 e 1970 no estado do Paraná. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba. https://doi. org/10.5327/z2447-211520181700087
de Oliveira, M. C. A. (2019). Referências para ensinar Matemática Moderna no primário: o material Cuisenaire e a sistematização de saberes. Educação, 42(2), 257-263. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33816
Dynnikov, C. M. S. da S., & Heidt, M. V. (2019). Inserção da Matemática Moderna na formação de normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil. Educação, 42(2), 213-224. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33798
Jesus, E. M. ; & Lando, J. C. (2016). Os saberes matemáticos no grupo escolar Castro Alves em Jequié-BA na década de 1960: uma análise do manual Didática das Matemáticas Elementares. Anais do 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.
Márquez, Á. D. (1967). Didática das Matemáticas Elementares-O Ensino das Matemáticas pelo Método dos Números em Côr ou Método Cuisenaire. Rio de Janeiro: Editora Letras e Artes LTDA.
Novaes, B. W. D., Berticelli, D. G. D., & Pinto, N. B. (2020). Guidelines on the Use of Teaching Materials for Teaching Fractions in the Brazilian Primary Course (1930-1970). Pedagogical Research, 5(3), Disponível em https://doi.org/10.29333/pr/8221.
Novaes, B. W. D. (2005). As contribuições de Jean Piaget para a Educação Matemática. In: Educere: Congresso Nacional De Educação, 5, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: [s. n.], 1.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado