Números complexos em livros didáticos do Ensino Médio

  • Nickson Deyvis da Silva Correia Universidade Federal de Alagoas
  • Viviane de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Esse artigo descreve a apresentação do conteúdo números complexos em livros didáticos destinados ao Ensino Médio desde os anos 90. Para isso, utilizamos livros didáticos de 1997, 2005 e 2016. Por meio desse estudo, de natureza histórica, é possível compreender algumas mudanças no tratamento desses números, bem como sua aplicação em demais áreas. Além disso, percebemos que os livros usados nessa pesquisa utilizam a História da Matemática para enriquecer a importância desses números, bem como sua consolidação no mundo matemático. Diante disso, consideramos que esse estudo preliminar pode vir a colaborar para a pesquisa em História da Educação Matemática, viabilizando apoio a debates, outras pesquisas e propostas futuras.

Biografia do Autor

Nickson Deyvis da Silva Correia, Universidade Federal de Alagoas

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus A.C. Simões. Possui o Curso-Técnico-Profissionalizante em Técnico em Química - Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais pelo Instituto Federal de Alagoas - Matriz. Membro do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da UFAL. Colaborador no projeto de extensão "Sem mais nem menos on-line" do Instituto de Matemática da UFAL. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática. E-mail: nickson.correia@im.ufal.br.

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Brasil. Docente da Universidade Federal de Alagoas, Brasil. E-mail: viviane.santos@im.ufal.br.

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Correia, N. D. da S., & Santos, V. de O. (2020). Números complexos em livros didáticos do Ensino Médio. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11155
Seção
Sessões Coordenadas