Autorização do Curso Livre de Cálculo Diferencial e Integral Concedido pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro no Final do Segundo Reinado
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar aspectos históricos relacionados ao Curso Livre de Cálculo Diferencial e Integral autorizado pela congregação da Escola Politécnica do Rio de Janeiro ao engenheiro Chagas Doria em 1887. Como fonte utiliza-se edições publicadas entre os anos de 1879 e 1891 da Revista de Engenharia, com periodicidade mensal. Para tal análise, baseia-se no conceito de disseminação do conhecimento enunciado por Peter Burk. Como resultado evidencia-se que o curso foi autorizado ao Chagas Doria e ocorreu como uma das formas de disseminar conhecimento.
Referências
Burke, P. (2016). O que é história do conhecimento? Tradução de FREIRE, C., São Paulo, Editora UNESP.
Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229.
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Reis, E. S. (2019). Raízes Históricas do Ensino de Cálculo Diferencial e Integral na Escola Politécnica do Rio de Janeiro nas Últimas Décadas do Século XIX. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Retirado em 20 de agosto de 2020, de: https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/7255.
Fonte Primária: Revista de Engenharia. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=709743&pagfis=1.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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