Os saberes de Geometria veiculada ao curso de professores de matemática de 5ª a 8ª série do 1º Grau, nas décadas de 70 a 80, por meio do Currículo Ciência e Matemática
Resumo
Este artigo foi elaborado por meio de uma pesquisa historiográfica, a qual se refere aos saberes da geometria, transmitidos por meio do curso de aperfeiçoamento de professores de matemática de 5ª a 8ª série do 1º Grau, realizado pelo CETEPAR entre os anos de 1971 a 1982. A matemática apresentada, trouxe uma perspectiva que visava a formação docente por meio da matemática a, e para, ensinar. Essa pesquisa foi embasada pelos autores Costa (2019), Barros (2019), Certeau (1982) e Valente (2017). A partir desta pesquisa, foi localizado o Currículo Ciência e Matemática, publicado em 1975, pelo CETEPAR. Com base em sua análise, averiguamos os saberes aplicados à cinco áreas da Geometria: Estudo sobre a Geometria Atual, Introdução à Geometria, Estudo sobre Retas, Movimentos Geométricos e Noção de Distância. Após esse movimento, tivemos uma noção de que o órgão se importava com os saberes matemáticos, os quais deveriam ser absorvidos pelos professores, pois apresentaram questionários que deveriam ser respondidos de acordo com os saberes contidos nesse currículo.
Referências
Barros, J.D.A. (2019). Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis, RJ: Vozes.
Centro de Treinamento dos professores do Estado do Paraná. (CETEPAR). (1975). Currículo Ciências e Matemática. CETEPAR: Curitiba.
Certeau, M. (1982). A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense-Universitária.
Costa, R. R. (2019). O centro de treinamento de pessoal do Estado do Paraná e a capacitação e aperfeiçoamento do professor. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 645-661.
Lei nº 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. (1971). Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências.
Ryan, P.J. (2008). Euclidean and Non-Euclidean Geometry: an analytic approach. Cambridge University Press, New York.
Valente, W. R. (2017). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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