Educação Matemática no Ceará – um estudo inicial desse movimento

  • Gisane Fagundes Rodrigues Unesp/Bauru
  • Maria Ednéia Martins Salandim Unesp

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal trazer um recorte sobre a História da Educação Matemática no estado do Ceará. Ele faz parte da tese de doutorado que vem sendo desenvolvida que tem como finalidade escrever uma História da Educação Matemática no Ceará, como campo de pesquisa acadêmica. Nesse contexto, trazemos uma síntese do referencial teórico acerca da Educação Matemática como prática social, a metodologia utilizada foi uma síntese da revisão bibliográfica. O estudo ainda está sendo desenvolvido, mas, pudemos perceber que existem diferentes movimentos acontecendo em todo o estado, esses diferentes movimentos estão principalmente voltados para os interesses de pesquisa e a forma como pesquisam no interior das linhas de pesquisa.

Biografia do Autor

Gisane Fagundes Rodrigues, Unesp/Bauru

Doutoranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho”. E-mail: gisane.rodrigues@unesp.br.

Maria Ednéia Martins Salandim, Unesp

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho”. E-mail: maria.edneia@unesp.br.

Referências

Carvalho, R. L.; Gonçalves, P. G. F. (2018). A educação matemática como campo de atuação: um retrato dos pesquisadores do Ceará. III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Campina Grande: Realize Editora. Retirado em 22 de agosto, 2020, de: http://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/42832.

Garnica, A. V. M. (1999). Filosofia da Educação Matemática: algumas ressignificações e uma proposta de pesquisa. In Bicudo, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp.

Martins-Salandim, M. E. (2012) A Interiorização dos Cursos de Matemática no Estado de São Paulo: um exame da década de 1960. 2012. 374 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro.

Miarka, R. & Silva, A. M. (2017). Geni, a Pesquisa em [E]educação [M]matemática e o Zepelim. Perspectivas da Educação Matemática. 10(24), 753 – 767.

Miguel, A.; Garnica, A. V. M.; Igliori, S. B. C. & D’Ambrosio, U. (2004). A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, 27, 70-93.

Pontes, M. G. O. (2015). A história da SBEM no Ceará: desafios e perspectivas, In A. C. C. Pereira, & W. L. Cedro. (Orgs.) .Educação Matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. (pp. 160-179). Fortaleza: EdUECE.

Publicado
2020-10-25
Como Citar
Fagundes Rodrigues, G., & Martins Salandim, M. E. (2020). Educação Matemática no Ceará – um estudo inicial desse movimento. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11199
Seção
Sessões Coordenadas