O ensino da geometria nos materiais de formação de professores dos primeiros anos (1965-1974), em Portugal

  • Mária Cristina Almeida Universidade Nova de Lisboa
  • Rui Candeias Universidade Nova de Lisboa

Resumo

Neste texto estudaremos a disciplina de Matemática, centrando a atenção nos conteúdos de Geometria, focando as indicações didáticas para o ensino da disciplina nos primeiros anos de escolaridade. A análise efetuada evidenciou que, tanto as orientações do manual para a formação inicial de professores do ensino primário, como as indicações didáticas para os monitores da Telescola no período analisado estão de acordo com as ideias do movimento renovador da Matemática, sendo particularmente visível a preocupação de dar uma base concreta à matemática. Nesse sentido, os conceitos devem surgir naturalmente a partir de exemplos familiares ao aluno, conduzindo-o a elaborar por si os esquemas abstratos da matemática, que irá depois aplicar em situações concretas da vida quotidiana.

Biografia do Autor

Mária Cristina Almeida, Universidade Nova de Lisboa

UIED- Universidade Nova de Lisboa, Portugal. E-mail: ajs.mcr.almeida@gmail.com.

Rui Candeias, Universidade Nova de Lisboa

UIED – Universidade Nova de Lisboa, Portugal. E-mail: rp.candeias@campus.fct.unl.pt.

Referências

Almeida, M. C. e Candeias, R. (2014). Os programas de matemática do ensino primário, da Telescola e do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário. In A. Almeida e J. Matos (Eds.). A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974). Caparica: UIED e APM, 39-68.

Fontes

Gonçalves, G. (1974). Didáctica do cálculo. Porto: Porto Editora.

IMAVE, Junho, (1966) Lição nº 76. Lisboa.

IMAVE, Outubro-Novembro, (1965) Matemática, Indicações didácticas de ordem geral. Lisboa

IMAVE, Outubro, (1966) Matemática, Indicações didácticas de ordem geral. Lisboa.

Publicado
2020-10-25
Como Citar
Almeida, M. C., & Candeias, R. (2020). O ensino da geometria nos materiais de formação de professores dos primeiros anos (1965-1974), em Portugal. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-6. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11241
Seção
Sessões Coordenadas