Sessão 8: UMA HISTÓRIA DO ENSINO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE MODERNIZAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR, VASSOURAS 1950-1969

  • Heloisa Hernandez de Fontes Salvador Universidade Severino Sombra

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e conclusões do trabalho de Mestrado Profissional de Educação Matemática desenvolvido na Universidade Severino Sombra. A pesquisa realizada está inserida no projeto “A Matemática do Ensino Primário de Vassouras, RJ: Estudando um século de provas de alunos (1869 – 1969)”, financiado pela FAPERJ, coordenado pela professora Lúcia Maria Aversa Villela. Baseou-se no aporte teórico-metodológico da História Cultural e, como indica o título “Uma História do Ensino Primário em Tempos de Modernização da Matemática Escolar, Vassouras 1950-1969”, localiza parte da história da educação matemática, em um espaço geográfico – Vassouras, cidade histórica localizada na região centro-sul fluminense – no período de 1950 a 1969. Teve como objetivo geral analisar as transformações sofridas pelo ensino da matemática no curso primário, neste espaço temporal, a partir de provas de alunos encontradas no Arquivo Público da Secretaria Municipal de Educação de Vassouras (APSMEV), sob a salvaguarda da seção do Instituto de Pesquisa Histórica do Arquivo Nacional (IPHAN). Estas fontes foram cotejadas com livros didáticos, que segundo indícios, provavelmente foram utilizados pelos professores do município nesta época, além de legislações, depoimentos orais e outros dados. A pesquisa mostra que o ensino primário de Vassouras neste período apresentava uma diversidade quanto às metodologias utilizadas, percebendo-se a presença do modelo tradicional caracterizado pelo ensino intuitivo ou lição das coisas e o ensino baseado nas experiências das crianças que tem a Escola Nova como precursora.

Publicado
2022-01-03
Como Citar
Salvador, H. H. de F. (2022). Sessão 8: UMA HISTÓRIA DO ENSINO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE MODERNIZAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR, VASSOURAS 1950-1969. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-15. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15049
Seção
Sessões Coordenadas