Sessão 10: O ENSINO DE ESTATÍSTICA APLICADA À GENÉTICA NA ESALQ/USP
Resumo
Este artigo trata de resultados parciais da minha pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida, sob orientação da Profa. Dra. Maria Lucia Lorenzetti Wodewotzki, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Esta pesquisa é identificada na área da História da Educação Matemática no Brasil, e tem como principal local de estudos e reflexões a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, um dos campus universitários da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), que, fundada em 1901, tem no nome a homenagem ao seu idealizador. Nessa pesquisa pretendemos investigar o processo histórico do ensino e da pesquisa em Estatística Aplicada na ESALQ. Acreditamos que o desenvolvimento desse trabalho poderá contribuir na composição da História das Ciências no Brasil, buscando responder a seguinte pergunta: Quais aspectos se destacam no processo histórico do ensino e pesquisa em Estatística Aplicada na ESALQ? Como isso aconteceu? Para tanto, realizamos algumas entrevistas e consultamos os arquivos do Museu e do Departamento de Ciências Exatas da ESALQ. Porém, para este artigo, farei um recorte do seguinte aspecto: como começou o Ensino de Estatística Aplicada à Genética na ESALQ e quais conteúdos foram abordados neste princípio.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado