Sessão 1: MANUAIS PEDAGÓGICOS PORTUGUESES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA

Autores

  • Josiane Acácia de Oliveira Marques Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar os manuais pedagógicos que circularam entre os professores com a finalidade de investigar as orientações dadas para o ensino de matemática no curso primário no período do movimento da Escola Nova no Brasil. Em especial os manuais pedagógicos portugueses Como se ensina à aritmética: didáctica, de 1933 e Como se ensina a raciocinar em aritmética: psicologia aplicada e didáctica, publicado em 1934, ambos de autoria de Faria de Vasconcelos. Sabendo que os manuais pedagógicos foram orientadores das práticas pedagógicas dos professores primários na época dessa pedagogia, interroga-se: Como os manuais portugueses orientadores de práticas pedagógicas para o ensino de matemática no curso primário elaboraram um discurso escolanovista que circulou no Brasil? A pesquisa desenvolve-se sob a ótica histórico-cultural. O resultado do estudo indica que por intermédio dos manuais pedagógicos de Faria de Vasconcelos foram trazidas ao Brasil as discussões de matemática escolanovistas defendidas por Dewey (1859-1952), Thorndike (1874-1949), Claparède (1873-1940) e Ferrière (1879-1960).

Downloads

Publicado

2022-01-05

Edição

Seção

Pôster

Como Citar

MARQUES, Josiane Acácia de Oliveira. Sessão 1: MANUAIS PEDAGÓGICOS PORTUGUESES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 1, p. 1–14, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15066. Acesso em: 2 fev. 2026.