Sessão 1: MANUAIS PEDAGÓGICOS PORTUGUESES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA
Resumo
O estudo tem por objetivo analisar os manuais pedagógicos que circularam entre os professores com a finalidade de investigar as orientações dadas para o ensino de matemática no curso primário no período do movimento da Escola Nova no Brasil. Em especial os manuais pedagógicos portugueses Como se ensina à aritmética: didáctica, de 1933 e Como se ensina a raciocinar em aritmética: psicologia aplicada e didáctica, publicado em 1934, ambos de autoria de Faria de Vasconcelos. Sabendo que os manuais pedagógicos foram orientadores das práticas pedagógicas dos professores primários na época dessa pedagogia, interroga-se: Como os manuais portugueses orientadores de práticas pedagógicas para o ensino de matemática no curso primário elaboraram um discurso escolanovista que circulou no Brasil? A pesquisa desenvolve-se sob a ótica histórico-cultural. O resultado do estudo indica que por intermédio dos manuais pedagógicos de Faria de Vasconcelos foram trazidas ao Brasil as discussões de matemática escolanovistas defendidas por Dewey (1859-1952), Thorndike (1874-1949), Claparède (1873-1940) e Ferrière (1879-1960).
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado