Sessão 2: As potencialidades da Hermenêutica de Profundidade para a História da Educação Matemática

  • Tatiane Taís Pereira da Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP

Resumo

Na obra Ideologia e Cultura Moderna, Thompson (1995) apresenta o referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP) como uma possibilidade de
análise das formas simbólicas. Para o autor, as formas dessa natureza são construídas em contextos sociais que influenciam na sua produção e, para compreendê-las, é indispensável entender aspectos contextuais do espaço e do tempo em que a mesma foi produzida. De acordo com Cardoso (2009) a HP é “[...] uma análise cultural, que foca as formas simbólicas, em relação aos contextos que as produzem, transmitem e recebem” (p.26). Assim, entendemos a HP como um esforço para compreender uma forma simbólica considerando-se os contextos de produção e apropriação que compõem, juntamente com os elementos internos, a própria forma simbólica. [...] 

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Silva, T. T. P. da. (2022). Sessão 2: As potencialidades da Hermenêutica de Profundidade para a História da Educação Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-9. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15077
Seção
Pôster