Sessão 2: Memórias platônicas: Teoria do Conhecimento, Reminiscência e Educação Matemática em “A República”

  • Zenilton Gondim Silva UESB
  • Tânia Rocha Cristina Silva Gusmão UESB

Resumo

Memórias platônicas. Como diria Pierre Nora (1993): “Fala-se tanto de memória porque ela não existe mais” (p. 7). Não existe mais porque o apogeu do crescimento da sociedade industrial a mutilou. É o ritmo da aceleração efêmera da vida moderna aniquilando o seu passado. “Nós sabíamos, antigamente, de quem éramos filhos e hoje somos filhos de ninguém e de todo mundo” (ibidem, p. 19-20). De tal forma que “Não se falará mais de ‘origens’, mas de ‘nascimento’. O passado nos é dado como radicalmente outro.” (ibidem, p. 19). Nossa sociedade que não se reconhece mais no passado passa a ter ânsia por ele. Sem memória, passamos a querer buscá-la, a fazê-la. [...]

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Silva, Z. G., & Gusmão, T. R. C. S. (2022). Sessão 2: Memórias platônicas: Teoria do Conhecimento, Reminiscência e Educação Matemática em “A República”. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-20. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15082
Seção
Pôster