(Não)Influências da Pós-Graduação na formação/atuação de professores de Licenciatura em Matemática do interior paulista nos anos 1960
Resumo
Neste texto discutimos como a expansão da Pós Graduação, intensificada a partir de sua regulamentação em 1965, (não)influenciou a formação/atuação de professores que atuavam em cursos de Licenciatura em Matemática no interior do Estado de São Paulo nas cercanias da década de 1960 – período no qual estas Licenciaturas estavam sendo criadas e estruturadas. Distantes da capital e de centros formadores que ofereciam cursos de Pós Graduação alguns
elementos de marginalização se destacam. Os professores formadores e alunos formados por estas Licenciaturas que buscaram pela Pós Graduação em geral estavam vinculados às instituições estaduais; os professores que frequentaram a Pós Graduação, em geral em Matemática Pura, influenciaram bastante as aproximações ainda maiores entre os currículos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática; cursos de Licenciatura, destinados à formação de professores para o Ensino Secundário, tornaram-se espaços de formação para futuros pesquisadores em Matemática; professores que não frequentaram Pós Graduação continuaram formando professores de Matemática, particularmente em instituições privadas.
Referências
GOMES, L. Revista Documenta: constituição de acervo e sistematização para estudos em História da Educação Matemática. Relatório (Iniciação Científica, Unesp/Prope, 2014. (no prelo)
MARTINS-SALANDIM, M. E. A interiorização dos cursos de Matemática no Estado de São Paulo: um exame da década de 1960. 387. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – IGCE, UNESP, Rio Claro, 2012.
SANTOS, C. M. dos. Tradições e contradições da pós-graduação no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 83, p. 627-641, ago. 2003.
VAIDERGORN, J. As Seis Irmãs: as FFCL do interior paulista. 1ª ed. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2003.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado