A Matemática Escolar nos Tempos da Ditadura Militar: modernização imposta ou consentida?

  • Elisabete Zardo Búrigo Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Resumo

O artigo discute as conexões entre a difusão da Matemática Moderna no Brasil, entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, e as políticas educacionais do regime militar, tomando como base uma revisão de pesquisas já desenvolvidas sobre o tema. Argumenta-se que, embora as propostas de modernização da matemática escolar tenham sido inicialmente construídas e difundidas por grupos de professores e instâncias não governamentais, sua institucionalização foi possível devido às ressonâncias entre vertentes da modernização e as políticas de expansão da escolarização básica, e de substituição dos antigos primário e ginásio pelo novo ensino de primeiro grau.

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Como Citar
Búrigo, E. Z. (1). A Matemática Escolar nos Tempos da Ditadura Militar: modernização imposta ou consentida?. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 23-31. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15103
Seção
Mesas redondas - submetidas